O premiado ator Gene Hackman, de 95 anos, sua esposa, a pianista clássica Betsy Arakawa, de 63 anos, e o seu cão foram encontrados mortos, na tarde desta quarta-feira, 26, em sua casa em Santa Fé, no Novo México, EUA. A informação foi revelada pela polícia local. A causa da morte não foi confirmada, mas as autoridades não acreditam em crime. O caso continua sob investigação.
CONFIRA TAMBÉM
– Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)
Gene Hackman, que dedicou décadas de sua vida à atuação, foi um dos mais renomados intérpretes de sua geração, interpretando personagens complexos e marcantes em diversos gêneros, do drama ao suspense. Além disso, Gene ajudou a redefinir o papel do anti-herói no cinema hollywoodiano. Siga o fio e relembre sua trajetória!
LEIA MAIS
– Michelle Trachtenberg, de Buffy e Gossip Girl, morre aos 39 anos
– Amelia Bittencourt, atriz de Nosso Lar, morre aos 86 anos em Porto Alegre
– Morre Cacá Diegues, premiado cineasta brasileiro, aos 84 anos
Eugene Allen Hackman nasceu em San Bernardino, Califórnia, EUA, em janeiro de 1930. Filho de um jornalista que abandonou a família quando ele tinha apenas 13 anos, Gene enfrentou juventude difícil. Conviveu com o alcoolismo da mãe, que viria a falecer em um incêndio causado por ela mesma. Aos 16, deixou a casa onde nasceu para ingressar no Corpo de Fuzileiros Navais. Após concluir o serviço, matriculou-se em jornalismo na Universidade de Illinois e, em seguida, se tornou radialista. Na sequência, decidiu tentar a carreira de ator, ingressando na tradicional escola de artes dramáticas Pasadena Playhouse, na Califórnia.
Debutou como ator de cinema fazendo uma ponta em O Terror de uma Cidade (1961). Em 1964, estreou na Broadway com a peça “Any Wednesday” e, no mesmo ano, teve seu primeiro papel de destaque no cinema: Norman, no filme Lilith, ao lado de Warren Beatty. Hackman se tornou mais conhecido em Hollywood a partir de 1967, quando integrou o elenco de Bonnie e Clyde: Uma Rajada de Balas. Pela obra, foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.
A fama mundial chegou de vez para Gene Hackman nos anos 1970. Nessa época, estrelou filmes que celebraram seu talento, como Meu Pai, um Estranho (1970), que lhe rendeu outra indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, e Operação França (1971), que o fez vencer sua primeira estatueta. No filme de 1971, vale lembrar, que é considerado um marco na história do cinema policial, o ator é lembrado por encarnar o detetive Jimmy “Popeye” Doyle, um policial obstinado e moralmente ambíguo. A lista setentista também inclui O Destino do Poseidon (1972), A Conversação (1974), O Jovem Frankenstein (1974), Uma Ponte Longe Demais (1977) e Superman: O Filme (1978), marcando um período de auge na carreira do astro.
As décadas seguintes também contaram com Gene Hackman sempre em grande forma, atuando em projetos populares ou elogiados, como Mississipi em Chamas (1988), Rápida e Mortal (1995), A Gaiola das Loucas (1996), Inimigo do Estado (1998) e Os Excêntricos Tenenbaums (2001). No entanto, nenhum foi tão aclamado quanto Os Imperdoáveis (1992). Pelo longa, de Clint Eastwood, que redefiniu o western ao desconstruir o mito do herói, Gene recebeu seu segundo Oscar.
Hackman se aposentou em 2004, após estrelar a comédia Uma Eleição Muito Atrapalhada, ao lado de Ray Romano, devido a questões de saúde e ao desejo de levar uma vida mais tranquila. Em entrevistas ao longo dos anos 2000 e 2010, ele mencionou que estava cansado do ritmo intenso das filmagens e que problemas cardíacos influenciaram sua decisão. Após a aposentadoria, Gene passou a se dedicar à escrita, publicando romances de ficção.
Gostou do conteúdo sobre Gene Hackman? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!
E que tal dar uma conferida no nosso canal do YouTube? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!