Ainda em fase de produção, Geni e o Zepelim, futuro longa brasileiro, está no centro de um grande debate. Como já noticiado anteriormente aqui no Papo de Cinema, a obra, baseada em uma das canções mais populares de Chico Buarque, gerou polêmica ao escalar a Thainá Duarte, atriz cisgênero, para o papel da icônica travesti Geni, causando revolta, especialmente na comunidade trans.
NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE
DO MUNDO DO CINEMA E DA TV!
– Canal Papo de Cinema no WhatsApp
(Participe gratuitamente!)
A atriz e roteirista trans Renata Carvalho foi uma das artistas que reprovou a escalação: “mesmo que a equipe esteja cheia de artistas ‘progressistas’ a transfobia velada e estrutural está presente”. Anna Muylaert, diretora da obra, em primeiro momento defendeu a escolha como “releitura”. Agora, a situação mudou e haverá trocas no elenco. Thainá, aliás, se manifestou. Siga o fio e saiba mais!
Ainda sem anunciar quem entrará no lugar de Thainá Duarte, a diretora Anna Muylaert confirmou que a atriz não faz mais parte do elenco e pediu desculpas à comunidade LGBTQIA+. Além disso, ela afirmou que readaptou o roteiro para que Geni voltasse a ser uma mulher trans. “Fazer esse filme, essa história, com uma personagem como uma mulher cis foi um erro, foi um equívoco. E eu quero pedir muitas desculpas. Realmente, muita desculpa a todas as pessoas da comunidade trans que sofreram, se sentiram apagadas, se sentiram atacadas na sua própria identidade por causa dessa ideia. Por favor, me desculpem”, disse a realizadora em vídeo publicado nas redes sociais.
Também nas redes sociais, Thainá Duarte falou abertamente sobre o assunto: “ao longo da minha carreira, a maioria das minhas personagens foram abusadas… sobretudo silenciadas. Isso me fez olhar de fora a visão que o audiovisual tem e consequentemente a visão que ele cria com o imaginário sobre um corpo como o meu”, iniciou ela. Em seguida, Thainá contou que teve uma conversa com Muylaert, diretora do longa. “Ela queria fazer uma releitura, falar sobre a floresta, falar sobre a Amazônia, com um paralelo com o feminino, um feminino que é ferido, machucado e ela queria fazer isso com uma Geni cis. Também me tranquilizou quando ela me disse que tava em conversa com pessoas da comunidade trans, enquanto ela escrevia e desenvolvia esse projeto”, explicou a atriz.
CONFIRA TAMBÉM
– Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)
No entanto, assim que a atriz foi anunciada, a comunidade LGBTQIA+ criticou a escalação, cobrando por mais inclusão. Thainá, então, pediu desculpas por ter aceitado o papel. “Sinto muito que essa escolha tenha machucado tanto a comunidade trans, porque agora eu entendo melhor o tamanho dessa reivindicação. E longe de me colocar na defensiva, eu estou me colocando do lado de quem tá ferido. Porque eu reconheço o lugar de fala, eu reconheço a urgência, eu reconheço a dor de tá pedindo pelo mínimo, que é respeito”, lamentou.
LEIA MAIS
– Conclave :: Filme vencedor do Oscar ganha peso simbólico após morte de Francisco
– Dá o Papo :: Nós explicamos o contexto do drama Sempre Garotas
– Black Mirror :: Faltou alguém em USS Callister 2? Aliás, será esse o 2º de uma trilogia?
No entanto, Thainá também usou o espaço para lembrar que, em meio às críticas e pedidos por inclusão, foi atacada com comentários maldosos: “uma coisa que eu acho que não justifica foram alguns dos ataques que eu recebi, mensagens de ódio como: ‘transfóbica oportunista’, ‘você é nojenta’, ‘você merece morrer’. Mensagens que suponham que eu não estava aberta ao diálogo, e eu estou, e que me tiraram o ar sequer para poder responder”. Após a situação, Muylaert também pediu “desculpa” para Thainá: “por causa de uma ideia minha, ela foi exposta a haters na internet”. Confira a declaração de Thainá na íntegra:
Gostou do conteúdo sobre Geni e o Zepelim? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:
A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!
E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!