20160411 gianfranco rosi papo de cinema 2 e1460407284128

Fogo-no-Mar-PAPO-DE-CINEMA_1

O cineasta italiano Gianfranco Rosi, diretor do filme de abertura em São Paulo do É Tudo Verdade 2016, Fogo no Mar (2016), enviou uma mensagem ao público do festival lamentando a impossibilidade de estar presente e debatendo o documentário premiado com o Urso de Ouro no Festival de Berlim em fevereiro de 2015.

Fogo no Mar (2016) é uma tocante radiografia do impacto da onda recorde de refugiados sobre o cotidiano da pequena ilha mediterrânea de Lampedusa, vista pelo olhos do pré-adolescente Samuele. O longa será lançado no circuito comercial brasileiro logo após o festival e ainda terá sessões abertas ao público em São Paulo e no Rio de Janeiro. Confira abaixo a mensagem do diretor:

“Boa noite a todos.
Estou muito feliz por estar abrindo o festival É Tudo Verdade no Brasil, um país onde meus filmes têm sido exibidos, mas para onde eu não tenho tido sorte de ir. Toda vez que fui convidado algo aconteceu que não me permitiu estar presente para acompanhar o filme. Sinto realmente muito não poder estar ai com vocês. Depois de Berlim tem sido uma correria incrível. Estou atualmente em Atenas, na Grécia, para a estreia de Fogo no Mar, a caminho da Turquia pelas mesmas razões. Esse longa me deixou muito abalado. Passei um ano em Lampedusa, uma ilha que hoje simboliza uma tragédia humana, com a chegada sem interrupção de migrantes em condições impossíveis. A minha intenção, porém, não era de relatar a tragédia, mas sim dar uma identidade a esse lugar por meio das pessoas que encontrei. Como em todos os meus filmes, o que me importa é contar uma história, é relatar um encontro, um “enamoramento” por alguns personagens, como nos casos do menino Samuele e de Bartolo. Para mim a força da narração deve dar lugar à poesia e à existência de verdadeiros personagens que vivem uma situação insuportável. Com uma narração na qual convivem em paralelo a salvação dos náufragos e a história da ilha e de alguns dos seus habitantes, a trama também é um grito de desespero perante a maior tragédia humana desde o Holocausto e perante a qual a Europa não tem até agora conseguido fazer nada.

Desejo a vocês um boa projeção.

Gianfranco Rosi”

Para mais informações sobre o festival que acontecerá até este domingo (17/04), acesse o site oficial.

(Fonte: É Tudo Verdade)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *