GIFF 2023 :: Saiba quais profissionais estarão na cerimônia de abertura do evento

Publicado por
Victor Hugo Furtado

Falta pouco para o pontapé inicial do Festival Internacional de Cinema de Goiânia 2023. Entre os dias 29 de novembro e 03 de dezembro, o cinema brasileiro e latino encontrará espaço especial na capital do estado de Goiás. E para celebrar o início dos trabalhos desta segunda edição do evento, diversos profissionais da área – e autoridades políticas – estão confirmados na cerimônia de abertura, que ocorrerá no Centro Cultural UFG (Q. 71 – Av. Universitária) e contará com a exibição de Pedágio (2023), mais novo longa-metragem da cineasta Carolina Markowicz. A seguir, fique com a lista de alguns dos convidados. 

  • João Macedo e Kauan Alvarenga, representantes de Pedágio
  • Nubek e Nurgul Daiyrbekov, produtores do Quirguistão responsáveis pelo filme The Scent of The Wormwood
  • Laureano Nazar, compositor argentino
  • Comunidades de Ocupação Beira da Mata e Paulo Freire
  • Yara Nunes, secretária de cultura de Goiás
  • Zander Fábio, secretário de cultura de Goiânia
  • Antonio Jr., co-fundador do Olhar de Cinema e integrante do Júri da Mostra Origens
  • Flavia Candida, cineasta e curadora
  • Thais Oliveira, Jarleo Barbosa, Tothi, Cris Ventura, integrantes do Júri
  • Mauro Rubem, Deputado Estadual de Goiás

LEIA MAIS
GIFF 2023 :: Confira a programação completa da segunda edição do festival
– 10ª Mostra de Gostoso :: Alice Carvalho movimenta a Praia do Maceió
– 33º Cine Ceará :: Cultura e resistência pautam os discursos na abertura do evento

Idealizado pelos cineastas Cássio Domingos e Vanessa Goveia, o GIFF terá em 2023 como uma de suas novidades a premiação em troféu e dinheiro para as mostras Origens e Ruptura. Ao todo foram selecionadas 45 produções internacionais (entre mais de três mil inscritas), recorte caracterizado, segundo revelado pelos responsáveis, “pela diversidade de realizadores, conteúdos e linguagens”. Os títulos das mostras serão exibidos gratuitamente para o público na sala 02 do Cine Ritz (Rua 8, 501), local histórico no centro da capital goiana. 

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: victor@papodecinema.com.br