20220303 vladimir putin papo de cinema

O mundo está observando muito atentamente o conflito que atualmente transforma em inimigos a Rússia e a Ucrânia. Várias instâncias da sociedade civil estão se mexendo no sentido de criar sanções ao país comandado por Vladimir Putin – banimento das equipes russas de competições esportivas, restrições econômicas, barreiras comerciais, etc. E o mundo do entretenimento não está alheio. Depois de os grandes estúdios norte-americanos ou cancelarem estreias na Rússia ou pausarem suas atividades por completo com relação a produções do país, agora é a vez da Netflix tomar uma atitude drástica aos olhos do mercado. De acordo com a revista norte-americana Variety, a gigante do streaming pausou todas as negociações para aquisição de filmes e séries russas, bem como também estagnou as suas quatro produções originais que seriam rodadas no território da nação atualmente em guerra. É mais uma atitude que causará impacto significativo no audiovisual da Rússia.

LEIA MAIS
Red: Crescer é uma Fera será lançado diretamente em streaming
James Cameron tem ideia inusitada para diferenciar streaming e cinema
Magic Mike 3 :: Channing Tatum confirma filme direto para o streaming!

Vala lembrar que grandes filmes como Batman (2022) tiveram suas estreias canceladas na Rússia e que a Disney colocou momentaneamente em suspenso todos os seus lançamentos por lá. Grandes eventos também se posicionaram. O Festival de Cannes anunciou que não receberá delegações russas que tenham vínculo com o atual governo de Putin. O Festival de Cinema de Glasgow, na Escócia, comunicou que está retirando da sua seleção os dois filmes russos que por lá seriam exibidos. Enquanto isso, o Festival de Veneza, na Itália, ainda pondera antes de tomar qualquer atitude e o Festival de Locarno, na Suíça, anunciou que manterá os exemplares da Rússia em sua programação. Ficamos por aqui atentos às cenas dos próximos capítulos.

20220303 guerra ucrania papo de cinema
Rússia e Ucrânia em guerra. Foto/divulgação
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *