Categorias: BastidoresNotícias

Gigante do streaming pausa produções originais e aquisições da Rússia

Publicado por
Marcelo Müller

O mundo está observando muito atentamente o conflito que atualmente transforma em inimigos a Rússia e a Ucrânia. Várias instâncias da sociedade civil estão se mexendo no sentido de criar sanções ao país comandado por Vladimir Putin – banimento das equipes russas de competições esportivas, restrições econômicas, barreiras comerciais, etc. E o mundo do entretenimento não está alheio. Depois de os grandes estúdios norte-americanos ou cancelarem estreias na Rússia ou pausarem suas atividades por completo com relação a produções do país, agora é a vez da Netflix tomar uma atitude drástica aos olhos do mercado. De acordo com a revista norte-americana Variety, a gigante do streaming pausou todas as negociações para aquisição de filmes e séries russas, bem como também estagnou as suas quatro produções originais que seriam rodadas no território da nação atualmente em guerra. É mais uma atitude que causará impacto significativo no audiovisual da Rússia.

LEIA MAIS
Red: Crescer é uma Fera será lançado diretamente em streaming
James Cameron tem ideia inusitada para diferenciar streaming e cinema
Magic Mike 3 :: Channing Tatum confirma filme direto para o streaming!

Vala lembrar que grandes filmes como Batman (2022) tiveram suas estreias canceladas na Rússia e que a Disney colocou momentaneamente em suspenso todos os seus lançamentos por lá. Grandes eventos também se posicionaram. O Festival de Cannes anunciou que não receberá delegações russas que tenham vínculo com o atual governo de Putin. O Festival de Cinema de Glasgow, na Escócia, comunicou que está retirando da sua seleção os dois filmes russos que por lá seriam exibidos. Enquanto isso, o Festival de Veneza, na Itália, ainda pondera antes de tomar qualquer atitude e o Festival de Locarno, na Suíça, anunciou que manterá os exemplares da Rússia em sua programação. Ficamos por aqui atentos às cenas dos próximos capítulos.

Rússia e Ucrânia em guerra. Foto/divulgação
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.