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Gigante tecnológica pode comprar a produtora A24 por valor bilionário

Publicado por
Marcelo Müller

A produtora norte-americana A24 se tornou de uns tempos para cá uma espécie de selo de qualidade. A empresa que assina filmes como Moonlight: Sob a Luz do Luar (2016) e Joias Brutas (2019), para citar apenas dois de muitos projetos bem-sucedidos de público e/ou crítica, pode estar em processo de venda. De acordo com a revista norte-americana Variety, os atuais proprietários estão há 18 meses ponderando com possíveis compradores. Ainda que parte das fontes digam que a empresa está pensando mais em expansão do que necessariamente em venda, outras relatam que há até uma faixa de valor na qual as conversas estão sendo mantidas: algo entre US$ 2,5 bilhões e US$ 3 bilhões. Para se ter uma ideia, a Disney pagou cerca de US$ 4 bilhões para adquirir a Lucasfilm, levando nessa jogada propriedades intelectuais como Star Wars e Indiana Jones.

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O que pode acontecer é um leilão entre os grandes players de um mercado que parece ter cada vez mais as empresas de tecnologia como protagonistas. Tanto que as fontes da Variety dão conta de que a principal interessada pela A24 seria a Apple, com quem a produtora recentemente firmou um contrato de colaboração. Seria um contragolpe e tanto, por exemplo, na Amazon, que fechou recentemente um acordo para adquirir a MGM por US$ 8,6 bilhões. Fundada em 2021, a A24 nasceu com capital inicial da Guggenheim Partners e em pouco tempo se tornou uma das queridinhas dos cineastas autores. Atualmente a empresa conta com mais de 100 funcionários espalhados nos escritórios de Manhattan e Los Angeles, nos Estados Unidos. Fiquemos ligados nas cenas dos próximos capítulos.

“Moonlight”, um dos cases de sucesso da A24
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Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.