Glenn Close presidirá o júri do Festival de San Sebastián 2022

Publicado por
Marcelo Müller

Foi anunciado nesta sexta-feira, 02, que a atriz norte-americana Glenn Close terá a honra de presidir o júri do Festival de San Sebastián, evento que acontecerá na Espanha entre 16 e 24 de setembro. Em sua companhia, a estrela terá a diretora de elenco e cineasta francesa Antoinette Boulat; a cineasta dinamarquesa Tea Lindeburg; o produtor argentino Matías Mosteirín; a escritora espanhola Rosa Montero; o cineasta lesoto Lemohang Jeremiah Mosese; e o diretor islandês Hlynur Pálmason. Esse colegiado será responsável por atribuir a Concha de Ouro de Melhor Filme e as Conchas de Prata de Melhor Direção, Melhor Performance Principal, Melhor Performance Coadjuvante, bem como prêmios do júri para Direção de Fotografia e Roteiro. Os prêmios oficiais serão anunciados e apresentados numa ocasião de gala que marcará o encerramento do festival no dia 24 de setembro.

LEIA MAIS
Festival de Veneza 2022 :: Julianne Moore presidirá o júri
Glenn Close quer voltar a viver nos cinemas a icônica Cruella de Vil
Kate Winslet e Glenn Close estrelam filme em Realidade Virtual

Glenn Close passou por San Sebastián em 2017 com A Esposa, filme que encerrou a edição daquele ano e que rendeu à atriz a indicação ao Oscar de Melhor Atriz. Vale lembrar que a 70ª edição da festa contará com filmes brasileiros. Pré-selecionado pelo Brasil para representar o país no Oscar, Carvão (2022), de Carolina Markowicz, será projetado na Mostra Horizontes Latinos. Já na Mostra WIP LATAM, dedicada a filmes em estágio de pós-produção, serão apresentados Casa no Campo, de Davi Pretto, e Estranho Caminho, de Guto Parente. Portanto, vamos ficar de olho.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.