Globo de Ouro 2021 adia data da cerimônia

Publicado por
Bruno Carmelo

O Globo de Ouro anunciou uma mudança de datas na realização de sua próxima cerimônia: ao invés da entrega de prêmios na primeira metade de janeiro, como de costume, os prêmios da imprensa estrangeira de Hollywood (HFPA) serão entregues apenas em 28 de fevereiro. A medida visa se ajustar aos lançamentos no cinema, prejudicados pelo fechamento das salas no mundo inteiro.

O adiamento era esperado, visto que as principais premiações haviam tomado medidas semelhantes. O Oscar, o Emmy, o BAFTA e o Independent Spirit Awards já tinham confirmado suas próximas edições em novas datas, permitindo que filmes e séries lançados até o início de 2021 ainda concorram a prêmios. Agora, o Oscar ocorre em 25 de abril, enquanto o Globo ocupa a data previamente agendada pelos prêmios da Academia.

LEIA MAIS
Oscar e BAFTA 2021 são adiados para abril
Academia anuncia Oscar 2022 com 10 indicados a Melhor Filme e medidas de equidade
As regras mudaram: filmes indicados ao Oscar não poderão concorrer ao Emmy

 

Tina Fey e Amy Poehler, apresentadoras do Globo de Ouro 2021

 

O Globo de Ouro ainda precisa decidir quanto aos critérios de qualificação aos prêmios – até então, um filme ou série precisaria estrear até o final de dezembro para concorrer aos troféus. De acordo com o comunicado dos produtores, “para se adequar às produções de cinema e de televisão tanto nacionais quanto internacionais, a HFPA trará novas informações sobre elegibilidade, período de votação e mudanças nas indicações durante as próximas semanas”.

De acordo com o Deadline, as alterações podem implicar numa influência ainda maior do Globo de Ouro sobre os prêmios do Oscar, visto que os troféus do Globo de Ouro serão entregues cinco dias antes do início da votação para o Oscar. A maior competição para a 78ª cerimônia da HFPA será a final da NFL, liga de futebol americano, que também anunciou o adiamento e cogita algumas possibilidades de datas, incluindo o dia 28 de fevereiro. Atualmente, o Super Bowl constitui o programa de maior audiência da televisão norte-americana.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)