20250106 fernanda torres papo de cinema

O Globo de Ouro 2025 teve um momento especial ao público brasileiro. Contrariando alguns prognósticos, confirmando outros, Fernanda Torres venceu o prêmio de Melhor Atriz em Drama por Ainda Estou Aqui (2024) e desbancou nada menos que Angelina JolieNicole KidmanTilda SwintonKate Winslet e Pamela Anderson na 82ª edição da premiação norte-americana que ocorreu no Beverly Hilton Hotel, em Los Angeles, nos Estados Unidos, neste domingo, 05. Protagonista de um filme sul-americano, ou seja, representante de uma cinematografia considerada periférica globalmente, ela triunfou e fez a nossa segunda-feira ser mais feliz. O sentimento é de vitória e ele deve ser saboreado como merece.

Porém, enquanto o gosto doce do triunfo no Globo de Ouro 2025 ainda excita o nosso paladar brasileiro tão necessitado de êxitos inspiradores como esse, já podemos começar a conjecturar: com a vitória, Fernanda Torres pode estar mais próxima do Oscar e repetir, no mínimo, a indicação que sua mãe, Fernanda Montenegro, teve há mais de 20 anos? E a resposta é um retumbante SIM!

Fernanda Torres vence o Globo de Ouro 2025. Foto/Mario Anzuoni
Fernanda Torres vence o Globo de Ouro 2025. Foto/Mario Anzuoni

LEIA MAIS
Globo de Ouro 2025 :: Emilia Perez e O Brutalista são os grandes vencedores. Veja a lista completa
Fernanda Torres :: Personalidades se manifestam após vitória da atriz no Globo de Ouro 2025
Globo de Ouro 2025 :: Fernanda Torres e Ainda Estou Aqui são indicados!

GLOBO DE OURO 2025 LEVA FERNANDA AO OSCAR?

Antes de qualquer coisa é bom entender que Globo de Ouro e Oscar possuem colegiados completamente diferentes. Portanto, são muito distintos os grupos que definem vencedores e perdedores. Enquanto o primeiro é formado por jornalistas espalhados pelo mundo inteiro, o segundo é composto de membros da indústria, ou seja, basicamente artistas e técnicos. Então, de cara, a vitória em um não teria necessariamente nada a ver com os resultados do outro. Mas, então por que o “teria”? Porque há um fator emocional e midiático nisso tudo.

CONFIRA TAMBÉM
– Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)

Para um filme concorrer ao Oscar, ele necessariamente precisa de visibilidade. Excluindo as produções norte-americanas, alguns dos concorrentes diretos de Ainda Estou Aqui e, por conseguinte, de Fernanda Torres, têm mais elementos que o tornam conhecidos dos votantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Los Angeles. Por exemplo, Emilia Pérez (2024) é dirigido por um vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes e tem ao menos duas estrelas hollywoodianas em seu elenco principal.

Diante desse panorama, que ainda envolve verbas desproporcionais para promoção, a vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro 2025 é um enorme impulso para a visibilidade do trabalho dela e também do filme, haja vista que o êxito deve aguçar a curiosidade de votantes do Oscar mundo afora para conferir essa trama que denuncia os efeitos nocivos da ditadura numa família de classe média alta brasileira.

Vencedora do Globo de Ouro 2025, Fernanda Torres em "Ainda Estou Aqui"
Vencedora do Globo de Ouro 2025, Fernanda Torres em “Ainda Estou Aqui”

GLOBO DE OURO 2025 E OSCAR 2025

Pensando em como a vitória no Globo de Ouro 2025 pode impulsionar a indicação de Fernanda Torres ao Oscar 2025, as estatísticas estão a favor da atriz brasileira. Por mais que as premiações tenham colegiados e lógicas muito diferentes, você sabia que em apenas duas vezes em toda a história uma atriz vencedora do Globo de Ouro de Melhor Atriz em Drama não foi indicada ao Oscar?

A primeira foi Shirley MacLaine por Madame Sousatzka (1988). Na ocasião, aconteceu um empate tripo na categoria Melhor Atriz de Drama no Globo de Ouro (MacLaine dividiu o prêmio com  Sigourney Weaver e Jodie Foster – ambas indicadas ao Oscar, aliás, com vitória de Foster); a segunda foi Kate Winslet por Foi Apenas um Sonho (2008) – no entanto, ela foi indicada e ganhou o Oscar por O Leitor no mesmo ano. Dessa forma, é bom não contar com o ovo no fiofó da galinha, mas crescem e muito as chances de Fernanda Torres repetir o feito de sua mãe e garantir, ao menos, uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz.

Porém, convém cautela e não comemoração antes do tempo, até porque estamos num ano com forte concorrência à categoria de Melhor Atriz no Oscar 2025. Lembrando ainda que alguma(s) concorrente(s) ao Oscar de Melhor Atriz pode vir da categoria comédia/musical do Globo de Ouro. E também vale destacar que Fernanda Torres ficou fora da pré-lista do BAFTA (o Oscar do cinema britânico), o que também tem peso simbólico/midiático. Vamos ter de esperar (com os dedos cruzados) pela lista de indicados ao Oscar no dia 17.

Vale ainda destacar que a votação para o Oscar se encerra nesta semana. Portanto, a vitória da Fernanda influencia diretamente essa reta final, principalmente porque dá visibilidade à brasileira. Já os resultados do Critics Choice, do BAFTA ou do SAG (o sindicato de atores e atrizes dos EUA) podem influenciar uma vitória, mas não a indicação, pois acontecem quando os votos da primeira fase já foram dados.

A dona do Globo de Ouro 2025
A dona do Globo de Ouro 2025

Gostou do conteúdo sobre o Globo de Ouro 2025? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *