20241108 ainda estou aqui papo de cinema e1731078419844

O Globo de Ouro 2025 deixou os brasileiros frustrados e depois eufóricos. A felicidade se deu por conta da vitória de Fernanda Torres na categoria (importantíssima) de Melhor Atriz em Drama por Ainda Estou Aqui (2024). Já a tristeza veio um pouco antes, quando o longa-metragem brasileiro perdeu a estatueta de Melhor Filme de Língua Não Inglesa para Emilia Pérez (2024) – que, automaticamente, tornou-se alvo da ira do povo verde e amarelo nas redes sociais.

A derrota de Ainda Estou Aqui no Globo de Ouro 2025 foi realmente um balde de água fria, mas o suficiente para a gente jogar a toalha tendo em vista o Oscar 2025? Para começar, vamos levar em conta que somos brasileiros e não desistimos nunca. Depois, é preciso um pouco de sobriedade na hora de fazer prognósticos, pois nosso representante ainda tem muitas chances no Oscar 2025.

"Ainda Estou Aqui" perdeu o Globo de Ouro, mas tem chances no Oscar
“Ainda Estou Aqui” perdeu o Globo de Ouro, mas tem chances no Oscar

LEIA MAIS
Globo de Ouro 2025 :: 25 anos após Central do Brasil, Fernanda Torres dedica prêmio à mãe
Globo de Ouro 2025 :: Fernanda Torres ganha como Melhor Atriz em Drama. Agora o Oscar vem? Veja quais as chances
Globo de Ouro :: Fernanda Torres é a primeira brasileira premiada na história do evento

GLOBO DE OURO LEVA AO OSCAR?

Vale destacar que a votação para o Oscar se encerra em poucos dias. Portanto, a vitória da Fernanda no Globo de Ouro 2025 influencia diretamente a reta final das campanhas dela e do filme, principalmente porque dá visibilidade a ambos. Já os resultados do Critics Choice, do BAFTA ou do SAG (o sindicato de atores e atrizes dos EUA) podem influenciar uma vitória, mas não a indicação, pois acontecem quando os votos da primeira fase já foram dados. E tudo isso deve ser contabilizado quando pensamos nas chances de Ainda Estou Aqui.

CONFIRA TAMBÉM
– Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)

Primeiramente, Ainda Estou Aqui precisa se garantir entre os cinco concorrentes ao Oscar de Melhor Filme Internacional. A lista de indicados será divulgado no dia 17 (dedos cruzados, Brasil!). Jogam a favor da produção sul-americana o seu excelente desempenho na temporada de premiações: indicado a Melhor Filme Internacional no Critics Choice Awards 2025; premiado como um dos cinco melhores filmes estrangeiros do ano no National Board of Review 2024; premiado como Melhor Roteiro, com o Troféu SIGNIS e com o Troféu Gota Verde (mostra competitiva principal) no Festival de Veneza 2024; e integrante da lista de pré-selecionados ao BAFTA.

Além disso, Ainda Estou Aqui está indicado ao Satellite Awards 2024 (Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz/Fernanda Torres); indicado ao Goya 2025 de Melhor Filme Ibero-americano; e ainda concorre ao prêmio de Melhor Filme Internacional de 2024 pelas associações norte-americanas de críticos de cinema de: Dallas, Flórida, Kansas City, Las Vegas, Austin, Washington, North Texas, Nova Iorque, Utah, Carolina do Norte e São Francisco. E tudo isso se traduz em visibilidade e chance. Bora torcer?

"Ainda Estou Aqui" perde no Globo de Ouro, mas será que triunfa no Oscar?
“Ainda Estou Aqui” perde no Globo de Ouro, mas será que triunfa no Oscar?

Gostou do conteúdo sobre o Globo de Ouro 2025? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *