20250106 fernanda torres papo de cinema 800 2

O Globo de Ouro 2025 aconteceu na noite último domingo, 05, com Fernanda Torres fazendo história no que diz respeito ao cinema nacional. A atriz se tornou a primeira brasileira a vencer o cobiçado troféu da temporada hollywoodiana, garantindo a categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama. 

CONFIRA TAMBÉM
Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)

LEIA TAMBÉM
– Fernanda Torres :: Personalidades se manifestam após vitória da atriz no Globo de Ouro 2025
– Globo de Ouro 2025 :: Emilia Perez e O Brutalista são os grandes vencedores

Junto dela, o filme pelo qual foi nomeada, Ainda Estou Aqui, também estava concorrendo na categoria de Melhor Filme em Língua Não-Inglesa (mas perdeu para Emília Perez). Ou seja, apenas nessa edição foram duas indicações brasileiras figurando na festa. E aí? Se lembra de outras oportunidades na qual o Brasil disputou o Globo de Ouro? Siga o fio e relembre!

BRASILEIROS NO GLOBO DE OURO: FILMES

Orfeu Negro (1959): embora seja uma produção francesa comanda por Marcel Camus, o filme foi totalmente rodado no Brasil, com elenco brasileiro e diálogos em português. Venceu o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro em 1960.

Pixote: A Lei do Mais Fraco (1981): indicado a Melhor Filme Estrangeiro em 1982.

Central do Brasil (1998): venceu o prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira em 1999. O troféu ficou com Walter Salles. 

Abril Despedaçado (2001): indicado a Melhor Filme Estrangeiro em 2002.

Cidade de Deus (2002): indicado a Melhor Filme Estrangeiro em 2003.

Diários de Motocicleta (2004): trata-se de outra produção internacional, encabeçada por Reino Unido, EUA, França, Argentina, Peru, Chile e Alemanha, mas que contou com a direção do brasileiro Walter Salles. Foi indicado a Melhor Filme Estrangeiro em 2005.

Ainda Estou Aqui (2024): dirigido por Walter Salles, o filme foi indicado a Melhor Filme em Língua Não-Inglesa no Globo de Ouro 2025. 

BRASILEIROS NO GLOBO DE OURO: ARTISTAS

Sônia Braga: foi indicada em três oportunidades. A primeira em 1986, na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante em Filme por O Beijo da Mulher-Aranha. A segunda veio em 1989, também na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante em Filme por Luar sobre Parador. A última aconteceu em 1995, como Melhor Atriz Coadjuvante em Série, Minissérie ou Telefilme por Amazônia em Chamas. 

Daniel Benzali: o ator brasileiro-estadunidense foi nomeado à categoria de Melhor Ator em Série de Drama em 1996 por Murder One. 

Fernanda Montenegro: em 1999, a atriz foi indicada a Melhor Atriz em Filme de Drama por Central do Brasil (1998). 

Wagner Moura: estrela de Narcos, o ator foi indicado à categoria de Melhor Ator em Série de Drama pelo projeto. 

Fernanda Torres: em 2025, a atriz se tornou a primeira mulher brasileira a vencer o prêmio com Ainda Estou Aqui, garantindo a categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama. 

Fernanda Torres vence o Globo de Ouro 2025. Foto/Mario Anzuoni
Fernanda Torres vence o Globo de Ouro 2025. Foto/Mario Anzuoni

Gostou do conteúdo sobre os brasileiros no Globo de Ouro? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky

E que tal dar uma conferida no nosso canal do YouTube? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *