20250106 fernandas papo de cinema 800

Na cerimônia do Globo de Ouro 2025, realizada na noite do último domingo, 05, Fernanda Torres fez história. Por sua performance em Ainda Estou Aqui, garantiu a categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama, se tornando a primeira brasileira a conquistar a honraria. No entanto, vale lembrar que sua mãe, Fernanda Montenegro, chegou bem perto de tal façanha, em 1999, com Central do Brasil. No entanto, foi derrotada. Em discurso emocionado, Fernanda Torres enalteceu a mãe. 

Meu Deus, eu não preparei nada, eu não estava pronta. Esse foi um ano incrível para as atuações femininas, tantas atrizes que eu admiro. É claro, eu tenho que agradecer ao Walter Salles, meu parceiro, meu amigo. Que história, Walter! E, é claro, que quero dedicar esse prêmio à minha mãe. Vocês não têm ideia, ela estava aqui há 25 anos atrás. Isso é uma prova que a arte perdura na vida”. Confira o vídeo abaixo: 

De sua casa, no Rio de Janeiro, Fernanda Montenegro celebrou a vitória da filha. Em vídeo amplamente compartilhado, Montenegro aparece cercada por amigos, aguardando ansiosamente o anúncio. Ao ouvir o nome da filha, ela ergue os braços e exclama: “É ela! É ela!“, demonstrando alegria e orgulho. Confira a seguir:

RELEMBRE FERNANDA MONTENEGRO NO GLOBO DE OURO

Em 1999, Fernanda Montenegro fez história ao se tornar a primeira brasileira indicada ao Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama por sua atuação memorável em Central do Brasil (1998), também de Walter Salles. No papel de Dora, uma mulher amarga que forma um vínculo improvável com um garoto órfão, Fernanda emocionou o público e a crítica internacional, consolidando sua relevância global no cinema. 

Central do Brasil, destaque do Globo de Ouro de 1999
Central do Brasil, destaque do Globo de Ouro de 1999

Na ocasião, Central do Brasil faturou o Globo de Ouro de Melhor Filme em Língua Estrangeira, desbancando projetos como Festa de Família, ícone do movimento Dogma 95 dirigido por Thomas Vinterberg, e Tango, de Carlos Saura. Já Fernanda perdeu o troféu para Cate Blanchett, por seu papel em Elizabeth. 

CONFIRA TAMBÉM
Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)

As demais atrizes eram Susan Sarandon, por Lado a Lado, Meryl Streep, por Um Amor Verdadeiro, e Emily Watson, por Hilary e Jackie. No Oscar 1999, Montenegro perdeu a estatueta para Gwyneth Paltrow, atriz que no Globo de Ouro de 1999 venceu a categoria de Melhor Atriz em Filme de Comédia ou Musical. 

LEIA TAMBÉM
– Fernanda Torres :: Personalidades se manifestam após vitória da atriz no Globo de Ouro 2025
– Globo de Ouro 2025 :: Emilia Perez e O Brutalista são os grandes vencedores. Veja a lista completa

Até hoje, vale lembrar, ambas derrotas de Fernanda suscitam debates sobre o sistema de premiações, que nem sempre se alinha com as obras e performances mais elogiadas, mas sim com critérios que envolvem outros fatores, como popularidade e contexto cultural. 

Gostou do conteúdo sobre o Globo de Ouro? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky

E que tal dar uma conferida no nosso canal do YouTube? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *