O povo goiano parece mesmo ter engajado na causa cinematográfica. Segundo a produção da Goiânia Mostra Curtas – que divulgou sua lista de premiados no último domingo – mais de 10 mil pessoas compareceram ao Teatro Goiânia (R. 23, 252 – St. Central) entre os dias 08 e 13 de outubro. Em 2019, foram 14 sessões de cinema que exibiram 87 filmes, sendo 70 das mostras competitivas e 17 das não competitivas.
LEIA MAIS:
52º Festival de Brasília :: Abertas inscrições para as oficinas formativas de 2019
Mostra SP 2019 :: Filmes em realidade virtual terão exibição gratuita
Flavio Bauraqui será homenageado na 14º Fest Aruanda
Divididos nas categorias Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Goiás e Curta Mostra Animação, os destaques de melhor filme eleito pelo júri oficial foram, respectivamente: Preciso dizer que te amo (SP), dirigido por Ariel Nobre, Julho (GO), de Danilo Daher e Daniel Calil, e Livro e meio (SP), de Giu Nishiyama e Pedro Nishi. Confira a relação de condecorados abaixo:
CURTA MOSTRA BRASIL
CURTA MOSTRA GOIÁS
CURTA MOSTRA ANIMAÇÃO
JÚRI POPULAR
PRÊMIO ELO COMPANY
PRÊMIO AQUISIÇÃO SESC TV
PITCHING
Segundo a assessoria do evento, o festival desse ano buscou retratar “a diversidade e o fortalecimento das produções goianas, a bravura e pluralidade criativa de obras produzidas em todo o país, dilemas da infância e a construção da identidade infantil e a maturidade das narrativas de animação conquistada ao longo dos últimos anos”. Além da premiação, a cerimônia de encerramento do festival também foi dedicada à pesquisadora, arquivista e gestora cultural, Olga Futemma, homenageada da Mostra Especial: O Amor e Suas Formas. Também cineasta, a artista possui uma longa trajetória na luta pela preservação do cinema brasileiro. Seu filme Retratos de Hideko (1981) foi exibido ao público.
(Fonte: AFG Comunicação)