Categorias: BastidoresNotícias

Governo federal reabre licitação importante à Cinemateca Brasileira

Publicado por
Marcelo Müller

Em meio a tantas notícias ruins, surge aparentemente uma luz no fim do túnel quanto à situação periclitante da Cinemateca Brasileira. Nesta terça-feira, 12, o governo federal reabriu a licitação para contratar uma empresa de prevenção de incêndios para a entidade situada na cidade de São Paulo. Publicado no dia 24 de dezembro de 2020, o edital se encontrava suspenso por conta de um erro no texto. Inclusive, o resultado estava previsto para ser anunciado no dia 07 de janeiro, mas, devido a mais essa trapalhada, as coisas atrasaram um pouco. Vale lembrar que cada dia perdido nesse sentido é um perigo enorme, uma vez que entre os componentes do acervo de valor incalculável à história do audiovisual brasileiro contidos no prédio da Vila Mariana se encontram vários de fácil combustão. É, portanto, urgente que haja uma brigada à disposição para evitar qualquer tragédia.

LEIA MAIS
Situação da Cinemateca Brasileira possivelmente muda após saída de ministro do Turismo
Ministério do Turismo assume temporariamente a administração da Cinemateca Brasileira
Cinemateca Brasileira :: Presidente do Festival de Cannes critica desmonte cultural

De acordo com o novo texto da licitação (na íntegra abaixo), há um dia à apresentação da proposta, o que pode sinalizar a existência de uma empresa previamente escolhida, com essa proposta pronta. O resultado sai no dia 22 de janeiro.

 

LICITAÇÃO

Comunicamos a reabertura de prazo da licitação supracitada, processo Nº 72031010569202089. , publicada no D.O.U de 24/12/2020 . Objeto: Pregão Eletrônico – Contratação de empresa especializada para prestação de serviços de prevenção e combate a incêndio, evacuação de área e à prestação de primeiros-socorros para proteção à vida e ao patrimônio, por meio de Bombeiro Civil – Brigada de Incêndio, com o fornecimento de uniformes, materiais e equipamentos, conforme condições, quantidades e exigências estabelecidas neste instrumento, que atenderá às necessidades da unidade da Cinemateca Brasileira. Novo Edital: 12/01/2021 das 08h00 às 12h00 e de14h00 às 17h59. Endereço: Esplanada Dos Ministérios Bl. u 2º Andar BRASILIA – DFEntrega das Propostas: a partir de 12/01/2021 às 08h00 no site www.comprasnet.gov.br. Abertura das Propostas: 22/01/2021, às 10h00 no site www.comprasnet.gov.br.

Manifestação S.O.S. Cinemateca
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.