20200604 republica papo de cinema 800

O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro é um dos principais reconhecimentos do nosso cinema. E como um dos aspectos mais importantes de qualquer premiação é conferir visibilidade, talvez nenhum outro aspecto da nossa cadeia de produção se beneficie tanto disso como os curtas-metragens. Muitas vezes restritos à circulação nos festivais de cinema, os filmes de curta duração acabam não chegando tanto ao grande público, exatamente porque não circulam como deveriam nas salas de cinema. Mas, enquanto esse cenário não é alterado, a internet é um aliado importante para dar evidência a uma parcela numerosa e riquíssima dessa produção. A edição 2021 do GP do Cinema Brasileiro conta com 49 curtas pré-selecionados e que agora podem ser vistos online e gratuitamente no site Porta Curtas. É para se esbaldar durante horas tomando contato com as principais produções brasileiras recentes.

LEIA MAIS
Festival Curta Cinema 2021 :: Abertas as inscrições para filmes até 6 de agosto
Mostra Curta Vazantes 2021 :: Inabitável é o grande vencedor
Mostra Curta Vazantes 2021 :: O desafio de levar a qualidade para todos (Balanço)

Ao todo são 21 filmes de ficção, 17 documentais e 11 animações. O resultado é um panorama sintomático da potência do cinema brasileiro e de sua diversidade. Você pode conferir essa seleção especialíssima clicando aqui. Lembrando que o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro é uma realização da Academia Brasileira de Cinema, órgão também responsável, entre muitas outras coisas, por indicar o filme que representa o Brasil no Oscar.

20210203 inabitavel papo de cinema 4
Inabitável. Foto: Gustavo Pessoa.
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *