Marighella (2021), longa-metragem dirigido por Wagner Moura, confirmou o favoritismo (tinha 17 indicações) e foi o principal vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2022. A cinebiografia de Carlos Marighella levou para casa os troféus de Melhor Longa-Metragem Ficção, Melhor Primeira Direção de Longa-Metragem, Melhor Ator, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Som, Melhor Direção de Arte e Melhor Figurino. A cerimônia da premiação, organizada pela Academia Brasileira de Cinema, aconteceu nesta terça-feira, 10, na Cidade das Artes Bibi Ferreira, no Rio de Janeiro, e teve apresentação de Camila Pitanga e Silvero Pereira. Aliás, a festa voltou à Cidade Maravilhosa depois de dois anos acontecendo em São Paulo. Durante a cerimônia de entrega dos 32 Troféus Saci, foram celebradas as mulheres produtoras de cinema e ainda os 60 anos de lançamento de O Pagador de Promessas, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes em 1962. Sem mais delongas, vamos à lista com todos os vencedores do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2022.
LEIA MAIS
8 ½ Festa do Cinema Italiano 2022 destaca filmes vencedores do Prêmio David di Donatello
Prêmio ABRA de Roteiro divulga vencedores de sua 6ª edição
DIGO 2022 :: Festival da Diversidade Sexual e Gênero divulga vencedores de sua 7ª edição
MELHOR LONGA-METRAGEM FICÇÃO
Marighella, de Wagner Moura
MELHOR LONGA-METRAGEM COMÉDIA
Depois A Louca Sou Eu, de Julia Rezende
MELHOR LONGA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO
A Última Floresta, de Luiz Bolognesi
MELHOR LONGA-METRAGEM INFANTIL
Turma da Mônica: Lições, de Daniel Rezende
MENÇÃO HONROSA – LONGA-METRAGEM ANIMAÇÃO
Bob Cuspe: Nós Não Gostamos de Gente, de Cesar Cabral
MELHOR LONGA-METRAGEM – VOTO POPULAR
O Auto Da Boa Mentira, de José Eduardo Belmonte
MELHOR DIREÇÃO
Daniel Filho, por O Silêncio da Chuva
MELHOR PRIMEIRA DIREÇÃO DE LONGA-METRAGEM
Wagner Moura, por Marighella
MELHOR ATRIZ
Dira Paes, por Veneza
MELHOR ATOR
Seu Jorge, por Marighella
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Zezé Motta, por Doutor Gama
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Rodrigo Santoro, por 7 Prisioneiros
MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA
Adrian Teijido, por Marighella
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
Henrique dos Santos e Aly Muritiba, por Deserto Particular
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
Felipe Braga e Wagner Moura, por Marighella
MELHOR DIREÇÃO DE ARTE
Frederico Pinto, por Marighella
MELHOR FIGURINO
Verônica Julian, por Marighella
MELHOR MAQUIAGEM
Martín Macías Trujillo, por Veneza
MELHOR EFEITO VISUAL
Pedro De Lima Marques, por Contos do Amanhã
MELHOR MONTAGEM FICÇÃO
Karen Harley, por Piedade
MELHOR MONTAGEM DOCUMENTÁRIO
Ricardo Farias, por A Última Floresta
MELHOR SOM
George Saldanha, Alessandro Laroca, Eduardo Virmond Lima e Renan Deodato, por Marighella
MELHOR TRILHA SONORA
André Abujamra e Márcio Nigro, por Bob Cuspe: Nós Não Gostamos de Gente
MELHOR SÉRIE BRASILEIRA ANIMAÇÃO, DE PRODUÇÃO INDEPENDENTE – TV PAGA/OTT
Angeli The Killer – 2a Temporada (Canal Brasil). Direção Geral: Cesar Cabral
MELHOR SÉRIE BRASILEIRA DOCUMENTÁRIO, DE PRODUÇÃO INDEPENDENTE – TV PAGA/OTT Transamazônica: Uma Estrada Para O Passado – 1a Temporada (HBO e HBO GO) Direção Geral: Jorge Bodanzky
MELHOR SÉRIE BRASILEIRA FICÇÃO, DE PRODUÇÃO INDEPENDENTE – TV PAGA/OTT
Dom – 1a Temporada (Amazon Prime Video) Direção Geral: Breno Silveira
MELHOR SÉRIE BRASILEIRA FICÇÃO, DE PRODUÇÃO INDEPENDENTE – TV ABERTA
Sob Pressão – 4a Temporada (Globo). Direção Geral: Andrucha Waddington
MELHOR CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO
Mitos Indígenas Em Travessia, de Julia Vellutini e Wesley Rodrigues
MELHOR CURTA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO
Yaõkwa, Imagem e Memória, de Rita Carelli e Vincent Carelli
MELHOR CURTA-METRAGEM DE FICÇÃO
Ato, de Bárbara Paz
MELHOR FILME IBERO-AMERICANO
Ema (Chile), de Pablo Larraín
MELHOR FILME INTERNACIONAL
Nomadland (EUA), de Chloe Zhao
Últimos artigos deMarcelo Müller (Ver Tudo)
- Megalópolis - 1 de novembro de 2024
- Corisco & Dadá :: Versão remasterizada entra na 3ª semana em cartaz. Descubra onde assistir - 31 de outubro de 2024
- Continente :: “A violência nesse filme é ambígua e às vezes desejável”, diz o diretor Davi Pretto - 31 de outubro de 2024
Deixe um comentário