20180719 grande premio do cinema brasileiro papo de cinema

A 22ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro já tem data: 23 de agosto. Considerado um dos principais reconhecimentos do cinema brasileiro, acontecerá neste ano na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, e será transmitido ao vivo pelo canal oficial da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais no YouTube e também pelo canal Brasil. Com direção artística de Batman Zavareze e roteiro de Bebeto Abrantes, a noite será marcada pela entrega dos 32 prêmios previstos para reconhecer longas-metragens, curtas-metragens e séries brasileiras, bem como as suas respectivas equipes criativas e técnicas. O primeiro turno das votações teve início na última sexta-feira, 05. Nele, todos os membros da entidade votam nos títulos e profissionais que cumpriram os requisitos para a disputa e até o fim de maio será divulgada a lista com os cinco finalistas de cada categoria.

LEIA MAIS
Festival de Veneza 2023 :: Escolhido o presidente do júri da 80ª edição
Festival de Cannes 2023 :: Astro norte-americano receberá a Palma Honorária
Festival de Cannes 2023 :: Revelado o pôster oficial da 76ª edição

Além da data da cerimônia, outro anúncio importante feito pela Academia foi o nome do homenageado da 22ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro: Vladimir Carvalho. O paraibano é reconhecido como um dos grandes nomes da história do cinema brasileiro, especialmente por sua contribuição para a seara documental do país. Com 88 anos e mais de 20 filmes no seu currículo como realizador, entre eles os incontornáveis O País de São Saruê (1971), Quilombo (1975), Conterrâneos Velhos de Guerra (2001) e Rock Brasília: Era de Ouro (2011), Vladimir continua sendo uma grandes inspiração para as novas gerações.

20150917 vladimir carvalho foto vivian corrc3aaa 91
Vladimir Carvalho

“Suas produções, carregadas de elementos do Cinema Novo, contam a história da nossa gente, permitindo que o Brasil se reconheça diante da tela”, afirmou a Academia sobre Vladimir Carvalho em material enviado à imprensa.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *