Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2023 :: Anunciado o homenageado da 22ª edição

Publicado por
Marcelo Müller

A 22ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro já tem data: 23 de agosto. Considerado um dos principais reconhecimentos do cinema brasileiro, acontecerá neste ano na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, e será transmitido ao vivo pelo canal oficial da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais no YouTube e também pelo canal Brasil. Com direção artística de Batman Zavareze e roteiro de Bebeto Abrantes, a noite será marcada pela entrega dos 32 prêmios previstos para reconhecer longas-metragens, curtas-metragens e séries brasileiras, bem como as suas respectivas equipes criativas e técnicas. O primeiro turno das votações teve início na última sexta-feira, 05. Nele, todos os membros da entidade votam nos títulos e profissionais que cumpriram os requisitos para a disputa e até o fim de maio será divulgada a lista com os cinco finalistas de cada categoria.

LEIA MAIS
Festival de Veneza 2023 :: Escolhido o presidente do júri da 80ª edição
Festival de Cannes 2023 :: Astro norte-americano receberá a Palma Honorária
Festival de Cannes 2023 :: Revelado o pôster oficial da 76ª edição

Além da data da cerimônia, outro anúncio importante feito pela Academia foi o nome do homenageado da 22ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro: Vladimir Carvalho. O paraibano é reconhecido como um dos grandes nomes da história do cinema brasileiro, especialmente por sua contribuição para a seara documental do país. Com 88 anos e mais de 20 filmes no seu currículo como realizador, entre eles os incontornáveis O País de São Saruê (1971), Quilombo (1975), Conterrâneos Velhos de Guerra (2001) e Rock Brasília: Era de Ouro (2011), Vladimir continua sendo uma grandes inspiração para as novas gerações.

Vladimir Carvalho

“Suas produções, carregadas de elementos do Cinema Novo, contam a história da nossa gente, permitindo que o Brasil se reconheça diante da tela”, afirmou a Academia sobre Vladimir Carvalho em material enviado à imprensa.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.