Chegou a hora de conhecer os favoritos da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais em 2022. Isso porque foram revelados os títulos indicados ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2023. Marcado para ocorrer no dia 23 de agosto – na Cidade das Artes (Av. das Américas, 5300 – Barra da Tijuca), no Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo para todo o país pelo Canal Brasil e pelo Youtube da Academia – o troféu deste ano consagrou Medida Provisória, de Lázaro Ramos, como o título com maior número de indicações, totalizando 15. O segundo lugar ficou com Marte Um, de Gabriel Martins, com 13.
LEIA MAIS
– Academia Brasileira de Cinema anuncia comissão para o Oscar 2024
– Globo de Ouro :: Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood é dissolvida
– 49º Festival Sesc Melhores Filmes :: Marte Um é o grande vencedor! Confira premiados
Escolhidos em votação pelos sócios da instituição, os indicados concorrem em 28 categorias, além do prêmio do Voto Popular. Uma das novidades é que, a partir de agora, os filmes ibero-americanos foram indicados não pelos distribuidores, mas pelas academias de seus respectivos. Outra inovação é que as séries de ficção passam a concorrer em uma única categoria, sem distinção para as produções independentes da TV aberta e TV Paga. E a categoria Melhor Longa-Metragem Comédia concorrerá exclusivamente ao Voto Popular.
A lista de nomeados da vez reúne mais de 200 profissionais em 34 diferentes longas brasileiros e 12 estrangeiros. Também estão na disputa 15 curtas brasileiros (5 de ficção, 5 documentários e 5 de animação), e 14 séries (4 de animação, 5 documentários e 5 de ficção). O homenageado de 2023 é o cineasta Vladimir Carvalho. A seguir, fique com a relação completa de obras postulantes ao Prêmio Grande Otelo.
MELHOR TRILHA SONORA