Aos 17 anos de idade, ela conquistou um feito raro: Greta Thunberg se tornou uma das ativistas ambientais mais famosas no mundo inteiro ao liderar a Greve Global em defesa do clima, sendo considerada a personalidade do ano pela revista Time. Thunberg tem lutado para evidenciar as mudanças climáticas, exigindo atitudes responsáveis dos líderes das principais nações. Adepta do vegetarianismo, também milita pelos direitos dos animais.
Devido à imensa repercussão de seus vídeos e palestras, a jovem sueca tem incomodado presidentes de grandes países, como Donald Trump e o francês Emmanuel Macron. Ela foi alvo de diversos ataques pessoais, incluindo comentários machistas e falas depreciativas sobre sua Síndrome de Asperger. Em paralelo, tem conquistado apoios de peso, sendo indicada ao Prêmio Nobel da Paz.
LEIA MAIS
BAFTA 2020 :: Joaquin Phoenix denuncia racismo em premiação e se considera “parte do problema”
Fundação de Leonardo DiCaprio doa US$ 5 milhões à Amazônia
Oscar 2020 :: Apostas para Melhor Longa Documentário
Não demoraria para o cinema se amparar desta história excepcional. Greta (2020), documentário do canal Hulu (propriedade da Disney) sobre a militante, acaba de ganhar uma projeção importante ao ser adquirido pelo Dogwoof, uma das maiores distribuidoras internacionais, que cuidou, entre outros, dos direitos de The Cave (2019), documentário indicado ao Oscar 2020.
O filme pretende mostrar todos os passos de Thunberg, desde suas primeiras manifestações dentro da escola em Estocolmo até ganhar as capas dos jornais internacionais. Este será o primeiro projeto de Nathan Grossman como diretor de longas-metragens, ainda que trabalhe em conjunto com os experientes produtores Cecilia Nessen (Bergman: 100 Anos, 2018) e Fredrik Heinig (Midsommar: O Mal Não Espera a Noite, 2019).
Para a CEO da Dogwoof, Ana Godas, “Greta vai muito além do tema da mudança climática. É sobre a juventude aceitar a si mesma como é, acreditando que pode mudar o mundo, e celebrando o fato de ser diferente dos outros”. O projeto terá trechos apresentados no mercado do Festival de Berlim, de olho em vendas antecipadas aos circuitos internacionais.