Categorias: BastidoresNotícias

Halle Berry e Jamie Foxx produzem dois filmes sobre atores negros pioneiros

Publicado por
Bruno Carmelo

Você sabe quem foram os primeiros atores e atrizes negros a quebrarem barreiras em Hollywood? Os pioneiros a estrelarem uma grande produção, a interpretarem personagens clássicos e vencerem prêmios? A história pouco contada do pioneirismo negro na indústria de cinema está prestes a ganhar uma série de dois documentários, produzidos simultaneamente pela Apple.

O projeto intitulado Number One on the Call Sheet é dividido em dois volumes: o primeiro, Black Leading Women in Hollywood, se dedica ao percurso de atrizes negras que conquistaram espaço na indústria, e a qual custo obtiveram estas conquistas. Halle Berry e Angela Bassett serão produtoras executivas, enquanto a direção fica a cargo de Shola Lynch (de Libertem Angela Davis, 2012).

LEIA MAIS
Halle Berry desiste de interpretar homem transexual no cinema
5+1 :: Jamie Foxx
Disney+ incluirá aviso prévio de conteúdo preconceituoso/racista em certos filmes

 

Halle Berry

 

O segundo volume se chama Black Leading Men in Hollywood, voltado à trajetória de atores negros. Para este filme, a equipe de produção traz Jamie Foxx, Kevin Hart, Datari Turner e Dan Cogan. A direção e produção executiva são assinadas por Reginald Hudlin (de Marshall: Igualdade e Justiça, 2017). A intenção da produtora é lançar as duas partes simultaneamente na plataforma Apple TV+, em data a definir.

Assim, os produtores contribuem a completar uma grave lacuna histórica nos estudos do audiovisual. Recentemente, a Netflix lançou Revelação (2020), ótimo documentário sobre a representação de atores, atrizes e personagens transexuais no cinema, chamando atenção aos preconceitos e limitações da indústria. Resta torcer para que Number One on the Call Sheet contribua a aprofundar o debate sobre a igualdade de oportunidades a profissionais negros e negras no cinema.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)