Após longas sete semanas de julgamento, o tribunal de Nova York enfim deu seu veredicto sobre as acusações contra o produtor Harvey Weinstein: culpado! O cofundador da Miramax foi condenado por estupro em terceiro grau e agressão sexual em primeiro grau, no caso aberto por Miriam Haley e Jessica Mann. A sentença ainda não foi proferida, mas o caso pode render até 25 anos de prisão.
Além das condenações, Weinstein foi inocentado da acusação de comportamento sexual predatório devido à não-comprovação da acusação feita pela atriz Annabella Sciorra, de que teria sido estuprada no inverno de 1993/94. Caso tivesse sido considerado culpado também nesta acusação, o produtor poderia ser condenado à prisão perpétua.
Tão logo o julgamento chegou ao fim, Weinstein foi levado em custódia para aguardar sua sentença, que será proferida pelo juiz James Burke em 11 de março. Vale lembrar que o produtor ainda enfrenta outro processo em Los Angeles, no qual é acusado por duas mulheres de assédio sexual. Uma delas, Lauren Marie Young, foi testemunha no processo em Nova York.
Ganhador do Oscar de melhor filme por Shakespeare Apaixonado (1998) e por muitos anos considerado o todo poderoso do cinema independente americano, Harvey Weinstein caiu em desgraça em outubro de 2017, após a divulgação de extensa reportagem na qual várias mulheres com quem havia trabalhado o acusavam de assédio sexual. A publicação incentivou que mais casos viessem à tona, dando início às investigações que resultaram na recente condenação. Aos 67 anos, é possível que Weinstein passe o resto da vida na prisão.