Festival de Havana 2024 :: Evento cubano premia filmes brasileiros

Publicado por
Victor Hugo Furtado

O Festival de Havana, um dos mais conceituados eventos cinematográficos da América Latina, revelou seus premiados de 2024. E a edição deste ano, que aconteceu entre 05 e 15 de dezembro, teve um gosto especial para o cinema nacional. Nada menos que cinco apostas brasileiras voltaram de Cuba com troféus. O longa vencedor do festival, no entanto, foi o mexicano A Cozinha, de Alonso Ruizpalacios. Para conhecer os brasileiros condecorados, siga o fio!

CONFIRA TAMBÉM
Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)

BRASILEIROS EM HAVANA: CURTAS

A festa nacional em Cuba começou com A Menina e o Pote, de Valentina Homem e Tati Bond. A obra, apresentada no Festival do Rio 2024, foi agraciada com o Coral Especial de Animação. Já Amarela, de André Hayato Saito, também projetado no Rio, recebeu o Coral Especial de Ficção em Curta ou Média-Metragem.

BRASILEIROS EM HAVANA: LONGAS

Já pelo lado dos longas, o primeiro premiado foi Baby, drama de Marcelo Caetano. A obra, premiada no Festival de Cannes 2024 e no Festival do Rio 2024, recebeu uma Menção Especial. Já Apocalipse nos Trópicos, documentário de Petra Costa, recebeu o Prêmio Coral de Melhor Documentário em Longa-Metragem. Na sequência, o longa O Monstro, de Helena Guerra, também saiu vitorioso. A aposta garantiu os troféus Edição de Som e o Prêmio de Consultoria de Trailer da Boogieman Media.

Baby, drama premiado no Festival de Havana 2024

FESTIVAL DE HAVANA

O Festival de Havana, oficialmente conhecido como Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano, é um dos mais importantes eventos cinematográficos da América Latina, realizado anualmente desde 1979 na capital cubana. Criado com o intuito de promover e celebrar a produção audiovisual latino, o festival reflete a rica diversidade cultural, histórica e social da região, funcionando como um espaço para a difusão de narrativas que muitas vezes desafiam padrões hegemônicos.

Festival de Havana

Em seu contexto histórico, o festival surgiu em um momento de efervescência cultural e política em Cuba, alinhando-se ao movimento do Novo Cinema Latino-Americano, que priorizava temas de relevância social e um olhar crítico sobre as realidades do continente. Ao longo das décadas, tornou-se um ponto de encontro para cineastas, críticos e espectadores.

LEIA TAMBÉM
Festival de Berlim 2025 :: Lista inicial conta com 2 filmes brasileiros
Festival de Brasília 2024 :: Drama Salomé vence a 57ª edição do evento
A Procura de Martina :: Filme brasileiro é premiado no Festival de Mar Del Plata 2024
Festival de Huelva 2024 :: Filmes brasileiros são premiados no evento espanhol

Gostou do conteúdo sobre o Festival de Havana? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky

E que tal dar uma conferida no nosso canal do YouTube? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: victor@papodecinema.com.br