Há um impasse bem grande no aparentemente calmo, milionário e imperturbável reino do Universo Cinematográfico Marvel e ele diz respeito a uma de suas peças mais importantes. Sim, estamos falando do Homem-Aranha que, conforme é possível perceber em Homem-Aranha: Longe de Casa (2019), estava sendo preparado para assumir mais responsabilidades (mais ainda, Peter?) com a morte de alguns super-heróis líderes dos Vingadores. Mas, o acordo entre a Sony (detentora dos direitos cinematográficos do personagem) e a Marvel para a utilização do teioso no UCM parece prestes a ir para o brejo. Os veículos de imprensa norte-americanos divergem sobre essa questão. De acordo com o Deadline, a ruptura é definitiva. Segundo a Variety, ainda há uma negociação em curso.
LEIA MAIS
Ewan McGregor voltará a interpretar Obi-Wan Kenobi em série do Disney +
Disney está preocupada com Novos Mutantes e Deadpool
Amazon divulga data de estreia da terceira temporada de Maravilhosa Sra. Maisel
O acordo entre a Sony e a Disney dá conta, basicamente, do seguinte: a casa do Mickey recebe cerca de 5% do valor arrecadado no dia de estreia dos filmes com o Homem-Aranha e o valor de merchandising. O resto vai para a Sony. A Disney exigiu que essa porcentagem fosse rateada 50/50 e que Kevin Feige não mais estivesse à frente das produções futuras do amigão da vizinhança. É nesses pontos principais que há uma divergência difícil de conciliar. Aliás, a Sony se posicionou oficialmente sobre o caso, não determinando rupturas, mas deixando claro o seu descontentamento com a possível não participação de Feige nos longas-metragens futuros, o que escancara a decisão da Disney.
“Muitas das notícias de hoje sobre Homem-Aranha têm descaracterizado recentes discussões sobre o envolvimento de Kevin Feige na franquia. Estamos decepcionados, mas respeitamos a decisão da Disney de não ter ele como principal produtor do nosso próximo filme live-action do Homem-Aranha. Esperamos que isso mude no futuro, mas entendemos que muitas das responsabilidades que a Disney deu para ele – incluindo as novas propriedades da Marvel – não lhe dão tempo para trabalhar em propriedades que não são deles. Kevin é incrível e somos gratos por sua ajuda e orientação e prezamos o caminho que ele nos ajudou a encontrar e que continuaremos a seguir”, conforme consta na conta oficial do Twitter da empresa.
Parece realmente um jogo de paciência entre as gigantes. Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos para ver o que acontece com o nosso querido Homem-Aranha.