Além das inúmeras biografias documentais produzidas pelo cinema brasileiro, as ficções baseadas na carreira de músicos foram responsáveis por alguns dos maiores sucessos de bilheteria da produção nacional, a exemplo de Cazuza: O Tempo Não Para (2004), Somos Tão Jovens (2013), Tim Maia (2014), Elis (2016) e Simonal (2019). Agora, mais um artista terá sua história de vida retratada nos cinemas: Ney Matogrosso. O projeto já havia sido anunciado em 2018, mas agora finalmente teve sua produção iniciada e direção definida.
A Paris Entretenimento anunciou o começo dos trabalhos em Homem com H, cinebiografia que acompanhará a trajetória do músico desde a infância até os dias atuais. O cantor está associado ao projeto e participará na aprovação das decisões artísticas. Os produtores se encontram atualmente em fase de testes para escolher o ator que interpretará Matogrosso na fase adulta: “Representar um artista vivo é grande desafio tanto para o ator quanto para a equipe técnica que precisa ter ainda mais atenção aos detalhes. Temos nomes em mente, estamos estudando a melhor opção para trazer esse presente para o espectador”, afirma a produtora executiva Mariana Marcondes em comunicado à imprensa.
LEIA MAIS
Cher :: Confirmada a biografia da artista pelos produtores de Mamma Mia!
Shout It Out Loud :: Vem aí a cinebiografia do Kiss
Madonna dirigirá sua cinebiografia contemplando “história não contada”
O diretor do projeto já está escolhido: o paulista Esmir Filho, responsável pelas ficções Os Famosos e os Duendes da Morte (2009), Alguma Coisa Assim (2017), Verlust (2020) e a série Boca a Boca (2020), da Netflix. Resta esperar que o cineasta e os produtores permitam um filme tão subversivo e ousado quanto seu personagem principal. Afinal, nada é mais frustrante do que o retrato de personalidades que romperam barreiras através de uma linguagem comportada demais.
Além de ser uma figura fundamental à música brasileira, Ney Matogrosso se tornou um ator respeitado, participando de produções de destaque no cinema nacional recente, como Luz nas Trevas: A Volta do Bandido da Luz Vermelha (2010), Sol Alegria (2018), Caminhos Magnétykos (2018), Boni Bonita (2018) e Não Devore Meu Coração (2017). Ele também foi tema dos ótimos documentários Ney: À Flor da Pele (2020) e Olho Nu (2012). Homem com H começa suas filmagens em 2022, visando lançamento em 2023.