Categorias: BastidoresNotícias

Homem com H :: Ney Matogrosso ganhará biografia nos cinemas

Publicado por
Bruno Carmelo

Além das inúmeras biografias documentais produzidas pelo cinema brasileiro, as ficções baseadas na carreira de músicos foram responsáveis por alguns dos maiores sucessos de bilheteria da produção nacional, a exemplo de Cazuza: O Tempo Não Para (2004), Somos Tão Jovens (2013), Tim Maia (2014), Elis (2016) e Simonal (2019). Agora, mais um artista terá sua história de vida retratada nos cinemas: Ney Matogrosso. O projeto já havia sido anunciado em 2018, mas agora finalmente teve sua produção iniciada e direção definida.
A Paris Entretenimento anunciou o começo dos trabalhos em Homem com H, cinebiografia que acompanhará a trajetória do músico desde a infância até os dias atuais. O cantor está associado ao projeto e participará na aprovação das decisões artísticas. Os produtores se encontram atualmente em fase de testes para escolher o ator que interpretará Matogrosso na fase adulta: “Representar um artista vivo é grande desafio tanto para o ator quanto para a equipe técnica que precisa ter ainda mais atenção aos detalhes. Temos nomes em mente, estamos estudando a melhor opção para trazer esse presente para o espectador”, afirma a produtora executiva Mariana Marcondes em comunicado à imprensa.
LEIA MAIS
Cher :: Confirmada a biografia da artista pelos produtores de Mamma Mia!
Shout It Out Loud :: Vem aí a cinebiografia do Kiss
Madonna dirigirá sua cinebiografia contemplando “história não contada”

O diretor do projeto já está escolhido: o paulista Esmir Filho, responsável pelas ficções Os Famosos e os Duendes da Morte (2009), Alguma Coisa Assim (2017), Verlust (2020) e a série Boca a Boca (2020), da Netflix. Resta esperar que o cineasta e os produtores permitam um filme tão subversivo e ousado quanto seu personagem principal. Afinal, nada é mais frustrante do que o retrato de personalidades que romperam barreiras através de uma linguagem comportada demais.
Além de ser uma figura fundamental à música brasileira, Ney Matogrosso se tornou um ator respeitado, participando de produções de destaque no cinema nacional recente, como Luz nas Trevas: A Volta do Bandido da Luz Vermelha (2010), Sol Alegria (2018), Caminhos Magnétykos (2018), Boni Bonita (2018) e Não Devore Meu Coração (2017). Ele também foi tema dos ótimos documentários Ney: À Flor da Pele (2020) e Olho Nu (2012). Homem com H começa suas filmagens em 2022, visando lançamento em 2023.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)