Categorias: LançamentosNotícias

Homens de Barro :: Saiba 10 curiosidades sobre o drama LGBTQIAPN+ inspirado em Romeu e Julieta

Publicado por
Marcelo Müller

Homens de Barro (2025) chegou recentemente aos cinemas de todo o Brasil depois de uma semana exibido somente em Porto Alegre. O longa-metragem dirigido por Angelisa Stein remete imediatamente ao clássico Romeu e Julieta, de William Shakespeare. Coprodução Brasil/Argentina, ele se passa em meio a uma velha rivalidade entre famílias. Membros dos clãs rivais, Pássaro e Ângelo vivem um amor proibido, desafiando a culpa e seus medos para viver um romance e moldar o próprio destino longe das pessoas que os querem separados.

Abaixo listamos 10 curiosidades sobre esse filme que aborda um ciclo de violências que parece não ter fim. Confira aqui em quais salas assistir a Homens de Barro!  

LEIA MAIS
Homens de Barro :: Assista a uma cena da coprodução Brasil/Argentina de temática LGBTQIAPN+ (Exclusivo)
Homens de Barro :: Entrevista com Gui Mallmann e João Pedro Prates (Exclusivo)
Homens de Barro :: Drama com romance LGBTQIAPN+ proibido chega aos cinemas. Saiba onde assistir

HOMENS DE BARRO: 10 CURIOSIDADES

A história se passa na atualidade, no interior do Rio Grande do Sul. No entanto, remete à antiga disputa retratada na clássica peça teatral Romeu e Julieta, de William Shakespeare. Mas, em vez da disputa entre as famílias Montecchio e Capuletto, vemos a rivalidade dos Miranda e dos Tamai sendo desafiada por uma proibida história de amor.

Nesse romance, os protagonistas são homens – Ângelo (João Pedro Prates) e Pássaro (Gui Mallmann). O filme acaba de ser selecionado para a mostra competitiva do Perth Queer Film Festival, que vai acontecer de 5 a 12 de março na Austrália. O evento exibe produções de todo o mundo que abordam o universo LGBTQIAPN+.

A trama não indica nenhuma cidade específica. Todas as locações foram na zona sul de Porto Alegre, em bairros como Belém Novo e Restinga. Vala destacar que essa foi uma das regiões mais castigadas pelas enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul em 2024.

O roteiro vai além das questões geográficas e culturais. Ele aborda temas universais, como identidade, paixão, culpa e o desejo de superar heranças de ódio. Um espelho das complexidades das relações humanas e a busca por auto aceitação.

É o primeiro longa-metragem dirigido por Angelisa Stein, que possui uma vasta experiência como produtora de cinema. Já assinou a produção executiva de títulos como O Palhaço (2011), de Selton Mello, e Zama (2017), de Lucrecia Martel.

O filme tem direção de fotografia de Bruno Polidoro, profissional que já recebeu mais de 30 prêmios, nove deles somente no Festival de Gramado.

O longa é uma coprodução Brasil e Argentina e leva o selo da produtora Dar a Luz Cine. A equipe conta com os portenhos Fernando Musa (roteiro e codireção e produção executiva), Gonzalo Heredia (roteiro), Javier Leoz (coprodutor executivo) e a atriz Felicitas Chaves.

O elenco tem nomes conhecidos da cena gaúcha, como Alexandre Borin, Cassiano Ranzolin, Rafael Guerra, Gabriela Greco, Nestor Monastério, Bruno Fernandes, Artur Gaudenzi e Mariana Catalane.

Há ainda muitos estreantes nessa produção. É que o filme possui um elenco infantil, que interpreta diversos personagens na infância. Nessa lista, estão Arthur Menegon Marques (Pássaro Tamai criança), Pedro Krieger (Marciano Miranda criança), Miguel Almeida (Ângelo Miranda criança),Wesley Dias (Luiz criança) e Enzo Behrens Correa (Nando criança).

A distribuição de Homens de Barro é da O2 Play. O filme está atualmente em cartaz em diversas cidades brasileiras, como Porto Alegre, Caxias do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Manaus.

Gostou do conteúdo sobre Homens de Barro? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.