Indicado ao Prêmio Shell de Teatro, o espetáculo Hotel Mariana se encontrava em cartaz em diversas cidades no primeiro semestre de 2020, quando a pandemia de Covid-19 provocou o fechamento dos estabelecimentos culturais. Adaptando-se às restrições, o diretor Muniz Pedrosa resolveu adaptar a peça de teatro para o formato do cinema.
Entre os dias 19 e 26 de novembro será exibido Hotel Mariana (2020), o filme, baseado no crime ambiental, jamais devidamente punido, que ocorreu em Minas Gerais em 2015. O criador colheu depoimentos dos sobreviventes, interpretados por atores nos palcos. A versão cinematográfica combina as encenações com imagens dos verdadeiros moradores afetados pela ruptura da barragem que matou 19 pessoas e deixou milhares sem um local para morar.
LEIA MAIS
Olivia Colman e Phoebe Waller-Bridge criam fundo para ajudar profissionais do teatro afetados pela pandemia
Georgette Fadel :: Partida traz a discussão real entre uma artista de teatro e um alto empresário brasileiro
O Barco :: Entrevista exclusiva com Everaldo Pontes e Verônica Cavalcanti
As sessões serão gratuitas, às 20h, no YouTube. O elenco é formado por Angela Barros, Bruno Feldman, Clarissa Drebtchinsky, Fani Feldman, Isabel Setti, Letícia Sobral, Marcelo Zorzeto, Munir Pedrosa, Rita Batata e Rodrigo Caetano, com produção da Gengibre Multimídea. Nos palcos, o espetáculo já foi visto por mais de 20 mil pessoas desde 2017.
Em paralelo, os criadores oferecem uma oficina gratuita de verbatim, gênero do teatro documental onde falas reais são apropriadas e ressignificadas por atores profissionais. Escutando os áudios gravados em fones de ouvido, o elenco reproduz os testemunhos em cena. O curso ocorre entre 27 e 30 de novembro, de 19h às 20h30, e está aberto a inscrições.