Em janeiro, uma nova série chega à televisão por assinatura: HQuem – A Arte de Desenhar Histórias. Dividido em treze episódios, o projeto reúne a nova geração de quadrinistas que levam aos seus trabalhos discussões sobre racismo, feminismo e desigualdades sociais. Os episódios de 30 minutos serão exibidos no Prime Box Brasil, às quintas-feiras, 21h30.
As diretoras Rozane Braga e Adriana Miranda percorrem os ateliês destes artistas, conversando sobre a evolução de seus projetos e a herança deixada por quadrinistas famosos. Pesquisadores na área dos quadrinhos, leitores e editores também participam das conversas, concentradas em um artista por episódio.
LEIA MAIS
Cidade Invisível :: Série sobre lendas brasileiras divulga primeiro trailer
Viva Nossa Voz :: Nova série discute redes sociais, negritude e ativismo LGBTQ
A Bênção :: Série do Canal Brasil apresenta droga que cura o medo da morte
Entre os escolhidos estão Marcelo D’Salete, cujas histórias abordam a escravidão no país pela perspectiva do povo negro; Fabiane Langona, que discute a discriminação contra mulheres neste setor ainda predominantemente masculino; Roberta Cirne, especialista em quadrinhos de terror a partir de lendas do folclore brasileiro, e Eloar Guazzelli, que adapta clássicos da literatura brasileira, como Vidas Secas e Grande Sertão: Veredas.
Através das entrevistas, as diretoras valorizam a arte dos quadrinhos em tempo de crise da cultura, destacam a geração jovem e apontam para novos rumos artísticos dentro da produção brasileira. Rozane Braga tem experiência nesta área, tendo dirigido o programa ABZ do Ziraldo. HQuem – A Arte de Desenhar Histórias é desenvolvida pela FBL Criação e Produção.