O cinema brasileiro independente está bastante familiarizado com o Hubert Bals Fund, fundo internacional associado ao Festival de Roterdã que promove o cinema na África, Ásia, América do Sul e Europa oriental, apostando em novos talentos e abordagens audiovisuais. A iniciativa existe há mais de 30 anos, tendo contemplado 66 projetos brasileiros.
Dois editais são lançados anualmente: um na primavera, outro no outono. Em 2021, a primeira chamada selecionou dois filmes de diretoras brasileiras: Canção da Noite, de Maya Da-Rin, e Amores Surdos 1500, de Grace Passô. Cada projeto recebeu € 10 mil para o desenvolvimento da produção. Agora, a segunda chamada está aberta até o dia 1 de agosto. Produtores e realizadores podem se inscrever no site oficial do Hubert Bals Fund.
LEIA MAIS
Associação cria fundo de amparo a profissionais do audiovisual brasileiro
Festival Mix Brasil 2021 :: Abertas inscrições para vídeos LGBTQIA+ das periferias
16º Fest Aruanda abre inscrições gratuitas para longas e curtas-metragens
Os projetos contemplados são divididos em duas categorias: Voices, para diretores de carreira consolidada, e Bright Future, no caso de cineastas emergentes. Os organizadores se permitem apostar em algumas obras na função de coprodutores, caso em que os diretores recebem investimento de € 50 mil para a produção. Centro da Terra, próximo filme de Gabriel Mascaro, se inseriu nesta categoria.
Outros filmes brasileiros apoiados recentemente pelo fundo, e ainda em desenvolvimento, são: If I Was Alive, de André Novais Oliveira; Baby, de Marcelo Caetano; Marina, de Laís Santos Araújo e Pethrus Tibúrcio; Remanso, de Pablo Lamar (coprodução com o Paraguai) e From Guiné, de Caroline Leone.
Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)
- O Dia da Posse - 31 de outubro de 2024
- Trabalhadoras - 15 de agosto de 2024
- Filho de Boi - 1 de agosto de 2024
Deixe um comentário