20241126 festival de huelva 2024 papo de cinema 800

O Festival de Huelva, um dos mais tradicionais eventos cinematográficos que celebram o audiovisual iberoamericano, completou 50 anos em 2024. A edição deste ano ocorreu entre 15 e 23 de novembro, na cidade portuária de Huelva, na Espanha. E, como de costume no circuito internacional, o cinema brasileiro fez bonito. Da festa espanhola, três filmes nacionais saíram premiados. Siga o fio e saiba mais!

CONFIRA TAMBÉM
– Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)

LEIA TAMBÉM
Malu :: Filme brasileiro vence 2 prêmios no Festival do Cairo
Festival Varilux 2024 :: Repescagem estende o evento em oito cidades

HUELVA SOB A MAGIA DO CINEMA BRASILEIRO

O mais destacado foi Retrato de um Certo Oriente, que garantiu o Colón de Oro de Melhor Filme. O drama, dirigido por Marcelo Gomes, também foi agraciado com os troféus de Melhor Fotografia e Manuel Barba – que é concedido pela Associação de Imprensa de Huelva – de Melhor Roteiro. Antes de Huelva, vale lembrar, o longa já havia sido exibido nos festivais de Roterdã 2023 (Big Screen Competition), BAFICI 2024 (Avant-Garde and Genre) e 13º Olhar de Cinema: Festival Internacional de Curitiba (filme de abertura).

CONFIRA TAMBÉM
Retrato de um Certo Oriente :: Entrevista com Marcelo Gomes (Exclusivo)

Retrato de um Certo Oriente, que é baseado no livro homônimo de Milton Hatoum, lançado em 1989, acompanha dois irmãos católicos, Emilie e Emir, que, em 1949, partem de um Líbano na iminência da guerra em busca de uma nova vida em território estrangeiro, numa viagem rumo a um Brasil desconhecido.

Retrato de um Certo Oriente, filme premiado m Huelva
Retrato de um Certo Oriente, filme premiado em Huelva

Outra aposta nacional premiada foi Manas, de Marianna Brennand. O drama – que segue Marcielle, uma jovem de 13 anos que vive na Ilha do Marajó (PA) e, aos poucos, começa a entender que o futuro não lhe reserva muitas opções – levou os troféus Colón de Plata (Prêmio Especial do Júri), Júri Popular, AAMMA (Asociación Andaluza de Mujeres de Medios Audiovisuales) e Solidariedade. Antes de Huelva, o título já havia sido premiado no Festival de Veneza 2024, no Festival do Rio 2024 e na 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo (2024).

Manas, filme premiado em Huelva
Manas, filme premiado em Huelva

Por fim, mas não menos importantes, Baby também saiu premiado de Huelva. O longa, dirigido por Marcelo Caetano, foi honrado como Melhor Ator Coadjuvante para Ricardo Teodoro. Premiado no Festival de Cannes 2024, o drama apresenta a história de Wellington que, logo após ser liberado de um Centro de Detenção para jovens, se vê à deriva nas ruas de São Paulo. Durante uma visita a um cinema pornô, ele conhece Ronaldo, um garoto de programa, que lhe ensina novas formas de sobreviver.

Ricardo Teodoro em Huelva
Ricardo Teodoro em Huelva

Gostou do conteúdo sobre o cinema brasileiro em Huelva? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky

E que tal dar uma conferida no nosso canal do YouTube? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *