O Festival de Huelva, um dos mais tradicionais eventos cinematográficos que celebram o audiovisual iberoamericano, completou 50 anos em 2024. A edição deste ano ocorreu entre 15 e 23 de novembro, na cidade portuária de Huelva, na Espanha. E, como de costume no circuito internacional, o cinema brasileiro fez bonito. Da festa espanhola, três filmes nacionais saíram premiados. Siga o fio e saiba mais!
CONFIRA TAMBÉM
– Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)
LEIA TAMBÉM
– Malu :: Filme brasileiro vence 2 prêmios no Festival do Cairo
– Festival Varilux 2024 :: Repescagem estende o evento em oito cidades
O mais destacado foi Retrato de um Certo Oriente, que garantiu o Colón de Oro de Melhor Filme. O drama, dirigido por Marcelo Gomes, também foi agraciado com os troféus de Melhor Fotografia e Manuel Barba – que é concedido pela Associação de Imprensa de Huelva – de Melhor Roteiro. Antes de Huelva, vale lembrar, o longa já havia sido exibido nos festivais de Roterdã 2023 (Big Screen Competition), BAFICI 2024 (Avant-Garde and Genre) e 13º Olhar de Cinema: Festival Internacional de Curitiba (filme de abertura).
CONFIRA TAMBÉM
– Retrato de um Certo Oriente :: Entrevista com Marcelo Gomes (Exclusivo)
Retrato de um Certo Oriente, que é baseado no livro homônimo de Milton Hatoum, lançado em 1989, acompanha dois irmãos católicos, Emilie e Emir, que, em 1949, partem de um Líbano na iminência da guerra em busca de uma nova vida em território estrangeiro, numa viagem rumo a um Brasil desconhecido.
Outra aposta nacional premiada foi Manas, de Marianna Brennand. O drama – que segue Marcielle, uma jovem de 13 anos que vive na Ilha do Marajó (PA) e, aos poucos, começa a entender que o futuro não lhe reserva muitas opções – levou os troféus Colón de Plata (Prêmio Especial do Júri), Júri Popular, AAMMA (Asociación Andaluza de Mujeres de Medios Audiovisuales) e Solidariedade. Antes de Huelva, o título já havia sido premiado no Festival de Veneza 2024, no Festival do Rio 2024 e na 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo (2024).
Por fim, mas não menos importantes, Baby também saiu premiado de Huelva. O longa, dirigido por Marcelo Caetano, foi honrado como Melhor Ator Coadjuvante para Ricardo Teodoro. Premiado no Festival de Cannes 2024, o drama apresenta a história de Wellington que, logo após ser liberado de um Centro de Detenção para jovens, se vê à deriva nas ruas de São Paulo. Durante uma visita a um cinema pornô, ele conhece Ronaldo, um garoto de programa, que lhe ensina novas formas de sobreviver.
Gostou do conteúdo sobre o cinema brasileiro em Huelva? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!
E que tal dar uma conferida no nosso canal do YouTube? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!