20210405 negrum3 papo de cinema 800 1

Em dezembro de 2019, o Rio Grande do Norte sediou a primeira edição do AFRONTE – Festival de Cinema LGBTQIAP+, que destaca o trabalho de cineastas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, queer, intersexuais, assexuados e pansexuais. Através desta iniciativa, os criadores pretendem reforçar a visibilidade da diversidade sexual e de gênero dentro de um estado que ainda discrimina e agride as minorias sociais, de acordo com os organizadores.

Esta foi a oportunidade de apresentar alguns dos melhores longas e curtas-metragens do cinema brasileiro recente, a exemplo de Bixa Travesty (2018), Negrum3 (2018) e Quebramar (2019), além de títulos internacionais como o queniano Rafiki (2018). Para a sua segunda edição, o AFRONTE passa ao formato virtual, expandindo o alcance das obras e respeitando as demandas sanitárias durante a pandemia de Covid-19.

LEIA MAIS
Mostra Audiovisual de Petrópolis destaca filmes de artistas negros e LGBTQIA+
1º Pajubá :: Festival de Cinema LGBTI+ do RJ divulga programação. Confira!
Ex-ministro Osmar Terra vira réu por suspender edital LGBTQIA+ da Ancine

 

20180923 02 bixa travesty papo de cinema e1537737589258
Bixa Travesty, exibido na primeira edição do festival

 

Os organizadores anunciaram a abertura de inscrições para a edição 2021, que ocorre entre 5 e 9 de maio. Realizadores, produtores e outros profissionais do audiovisual que se identificam com a sigla LGBTQIAP+ podem inscrever seus projetos através do formulário oficial, até o dia 16 de abril. Os selecionados serão anunciados dez dias depois, em 26 de abril, por meio das redes sociais.

Para os cinéfilos, estão abertas as inscrições para três oficinas gratuitas e online: Ficção como arma de guerra, por Anti Ribeiro (dia 6 de maio); Automaquiagem drag, por Judson Andrade (dias 5 e 6 de maio); e Gênero e Representatividade LGBTQIAP+ no Audiovisual, por Germana Belo (dias 7 e 8 de maio). Os interessados podem se inscrever até o dia 17 de abril.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *