As quatro produções escolhidas brasileiras são Olhos Sujos de Azul (2016), de Bia Vilela; Cartas (2016), de David Mussel; Ilha (2014), de Ismael Moura; e o premido Edifício Tatuapé Mahal (2014), de Fernanda Salloum e Carolina Markowicz. Todas essas obras serão exibidas em São Paulo pela primeira vez.
O festival irá contar com o exclusivo panorama do cinema finlandês. Haverá, também, um programa especial de animações holandesas, além de debates sobre habitação urbana e sobre o mercado nacional de curta-metragem. Também na programação terá a Mostra Holandesa de Animação, que serão exibidos curtas animados, como Otto (2015), de Joris Oprins, Job Roggeveen e Marieke Blaauw, o novo filme dos realizadores de A Single Life (2014), indicado ao Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação.
Com curadoria de Felipe A. Poroger, a bancada de jurados do Festival de Finos Filmes será formada por João Paulo Miranda, diretor e roteirista do curta Command Action (2015), selecionado para a Semana da Crítica do Festival de Cannes em 2015 e do curta A Moça que Dançou com o Diabo (2015), que estreia na seleção oficial do Festival de Cannes 2016, concorrendo à Palma de Ouro; Hamy Ramezan, diretor e roteirista finlandês-Iraniano, cuja produção Listen (2014) abre o festival; e Rungano Nyoni, da Zâmbia, diretora e roteirista de diversos curtas-metragens, exibidos em mais de 200 Festivais ao redor do mundo – incluindo, em 2012, uma nomeação para o BAFTA.
Para mais informações e a lista completa de indicados, acesse a fan page oficial do evento.
(Fonte: SPMJ Comunicações)