Começaram recentemente na cidade de Niterói as filmagens de Ilha da Conceição, mais novo projeto da cineasta Liliane Mutti – a mesma de Miúcha: A Voz da Bossa Nova (2022). O documentário fala da ilha-praia que dá nome ao filme e que sumiu gradativamente ao longo dos últimos 50 anos. Fotografado em preto e branco, o filme promete construir um percurso nostálgico entremeando depoimentos de antigos moradores e imagens de arquivo de épocas longínquas, antes de a praia ser soterrada e o acesso ao mar ser bloqueado. De acordo com o material enviado à imprensa, o crescimento do processo industrial brasileiro e a decadência do transporte náutico foram os responsáveis pelo desaparecimento dessa localidade que abrigou diversas histórias e personagens no litoral fluminense.
LEIA MAIS
– Quatro Meninas :: Começam no Rio de Janeiro as filmagens da história de época
– Alumbramentos :: Começam as filmagens do curta documental sobre folclore potiguar
– Corrida dos Bichos :: Começam as filmagens do longa ambientado num Rio de Janeiro distópico
Ilha da Conceição será narrado pelo ator-personagem Angelo Morse e também pelo ator português Gonçalo Mendes. “Os depoimentos dos pescadores que perderam seu espaço natural de trabalho – o mar – são de cortar o coração. Um dos personagens da vida real, o ‘Perdido’, tem uma história impressionante. Uma vida sem rumo, largada ao acaso. Antigamente, os debates sobre meio ambiente nos davam uma equivocada impressão de que os estragos do homem na natureza seriam algo que sentiríamos apenas num futuro distante, pois bem, o futuro chegou e os estragos estão aí, é urgente que medidas sejam tomadas e as autoridades precisam se comprometer em mudar essa triste realidade. Foi uma honra emprestar minha voz para resgatar histórias tão importantes, bonitas e ao mesmo tempo tão sofridas e tristes. Um debate necessário sobre o respeito à natureza, às pessoas, às memórias”, disse o multiartista Angelo Morse.
A pesquisa histórica sobre a Ilha da Conceição, anteriormente localizada na região central de Niterói, com vista para a ponte Rio-Niteroi, está sob responsabilidade do historiador Marcelo de Paiva, doutor pela FAU-USP. A instalação de estaleiros, em sua maioria propriedades de empresas estrangeiras, determinou não apenas uma mudança drástica nas paisagens locais, mas praticamente inviabilizou a prática da pesca artesanal, o que obrigou famílias inteiras a mudarem suas formas de subsistência. Ilha da Conceição ainda não tem previsão de estreia.