Em 10 de outubro, o Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro recebe a Ocupação Eduardo Coutinho, exposição que já havia sido exibida no Itaú Cultural, em São Paulo. Os organizadores optaram pelo formato presencial, no entanto, exigem o uso de máscaras e a inscrição prévia de visitantes no site do evento, para controlar o número de pessoas presentes.
O evento traz diversos documentos e fotografias do acervo pessoal de Eduardo Coutinho, incluindo o roteiro original de Cabra Marcado para Morrer (1984), obra-prima do cineasta, além de seus cadernos de anotações. Vídeos com depoimentos ao longo dos anos também serão disponibilizados aos visitantes, permitindo compreender a evolução do estilo do autor.
LEIA MAIS
5+1 :: Eduardo Coutinho
Últimas Conversas, de Eduardo Coutinho, será lançado em DVD no Rio de Janeiro
Cobertura :: 25º É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários (2020)
Na noite de 10 de outubro, às 18h, uma live no YouTube do IMS propõe uma conversa do curador Carlos Alberto Mattos com o cineasta João Moreira Salles e a editora Jordana Berg, dois colaboradores frequentes de Coutinho. Eles discutem a criação de Últimas Conversas (2015), último filme dirigido pelo documentarista falecido em 2014.
“Nos vários módulos da exposição, o visitante poderá explorar aspectos importantes do cinema de Coutinho. A potência da fala nos seus filmes baseados em conversas, por exemplo, ou o efeito da câmera sobre certos personagens. Ou ainda o permanente jogo entre verdade e representação na performance de quem se sentava diante dele numa filmagem”, explicou Mattos em comunicado à imprensa.