In-Edit 2020 :: Dom Salvador & Abolition é eleito o melhor documentário musical

Publicado por
Bruno Carmelo

Neste domingo, 20 de setembro, foram anunciados os vencedores do 12º In-Edit – Festival Internacional do Documentário Musical. O júri entregou o prêmio máximo a Dom Salvador & Abolition (2020), filme de Artur Ratton e Lilka Hara sobre o músico brasileiro que se tornou referência nas fusões entre samba e jazz, residindo atualmente em Nova York.

Segundo os jurados, trata-se de “uma narrativa potente, que pulsa com a mesma força tanto no registro histórico como no instante presente. É um filme essencial, feito de rigor e emoção, à altura do talento, grandeza e importância do personagem retratado”. Ele foi eleito o melhor entre seis longas-metragens brasileiros da mostra competitiva.

 

Dom Salvador & Abolition (2020)

 

LEIA MAIS
In-Edit Brasil 2020 :: Começou o festival online de documentários musicais
Crítica: Aleluia, o Canto Infinito do Tincoã
É Tudo Verdade 2020 anuncia filmes selecionados

Dois outros prêmios foram entregues aos filmes em competição. A menção especial do júri foi discernida a Neojiba – Música que Transforma (2020), de Sérgio Machado e George Walter Torres, pela “imagem de um Brasil inclusivo e generoso com que todos queremos nos identificar”; enquanto Garoto – Vivo Sonhando (2019), de Rafael Veríssimo, recebeu a menção especial de Pesquisa e Documentação, pelo “primoroso trabalho de pesquisa e valiosa recuperação de material de arquivo”, segundo os jurados.

Os três filmes premiados estão disponibilizados gratuitamente por 48h no site oficial do In-Edit Brasil. Segundo os organizadores, o In-Edit Brasil 2020 arrecadou R$ 40 mil, que serão revertidos a artistas afetados pela paralisação das atividades devido à Covid-19. Os fundos serão repartidos entre o FAPAN – Fundo de Amparo aos Profissionais do Audiovisual Negro e o projeto Conexão Música.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)