20230119 terrua para papo de cinema 800

Começa nesta quarta-feira, 18, e vai até o dia 25, a edição Porto Alegre do In-Edit Brasil: Festival Internacional do Documentário Musical. Pela primeira vez na capital gaúcha, mais especificamente na Cinemateca Paulo Amorim (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico), o evento dedicado aos documentário musicais terá a exibição de 15 longas-metragens, além da realização de bate-papos sobre as produções e pocket-show para coroar o diálogo entre música e cinema. E a sessão de abertura será muito especial, com a projeção de Terruá Pará (2023), grande vencedor do In-Edit 2023. Dirigido por Jorane Castro, o documentário celebra a música tradicional mantida no seio da Amazônia. Por meio de encenações musicadas, a realizadora faz alusão a uma mítica muito característica e rica, festejando nomes como Dona Onete, Manoel Cordeiro e Pio Lobato. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria – claro, sujeito à lotação da sala, ou seja, não perca tempo.

20231018 terrua para papo de cinema

LEIA MAIS
In-Edit Brasil 2023 :: Edição Porto Alegre terá programação gratuita com filmes, shows e bate-papos
In-Edit Brasil 2023 :: Anunciada a seleção dos filmes brasileiros. Confira
In-Edit Brasil 2022 :: Documentário sobre o Manguebeat vence a 14ª edição do festival

Além da exibição do longa-metragem, a sessão inaugural da versão Porto Alegre do In-Edit Brasil: Festival Internacional do Documentário Musical contará com o pocket-show de Felipe Cordeiro, músico paraense que vem se destacando por conta da fusão de estilos populares amazônicos com a vanguarda pop, numa mistura que tem sido chamada de Pop Tropical. O ritmo é influenciado por guitarrada, carimbó, cúmbia e música eletrônica. Sua música Problema Seu (cujo clipe você confere logo abaixo) foi eleita pela revista Rolling Stone Brasil como a melhor canção de 2013. Em 2020, fez parte da trilha sonora da série Hard (2020-2021). E aí, vai perder esse programão?

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *