Após sete dias de programação intensa, a edição Porto Alegre do In-Edit Brasil 2023 está chegando ao fim. Porém, muitas pedras ainda rolarão nesta quarta-feira, 25. Com destaque para a exibição Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor, documentário sobre o icônico cantor e compositor brasileiro inventor do termo dor-de-cotovelo. A sessão de encerramento acontecerá na Sala Paulo Amorim, da Cinemateca Paulo Amorim (R. dos Andradas, 736 – Centro Histórico), às 19 horas, com ingressos gratuitos sendo distribuídos uma hora antes do começo da projeção. Dirigido por Alfredo Manevy, o filme conta com imagens de arquivo e depoimentos gravados pelo próprio Lupicínio.
LEIA MAIS
– In-Edit Brasil 2023 :: Os destaques do penúltimo dia da edição Porto Alegre
– In-Edit Brasil 2023 :: Bossa Nova, bate-papos e show agitam o fim de semana em Porto Alegre
– In-Edit Brasil 2023 :: Edição Porto Alegre exibe filme sobre um dos fundadores do Pink Floyd
Um pouco mais cedo, na Sala Eduardo Hirtz (também na Cinemateca Paulo Amorim), outros três projetos aquecerão o público para a sessão de encerramento. Às 15:30, Otávio III: O Imperador será projetado. Dirigido por Cavi Borges, o projeto de 60 minutos recupera a trajetória o ator e produtor que conviveu com grandes nomes da música e do cinema nacional. Ao longo de sua carreira, foi fiel escudeiro de João Gilberto, amigo de Pixinguinha e Dorival Caymmi, e foi o responsável por levar um cantor iniciante a se apresentar pela primeira vez na televisão: Roberto Carlos.
Em seguida, às 17:30, Frevo Michiles, de Helder Lopes, toma conta da telona para tratar de Jota Michiles, compositor de frevos famosos. No filme, Michiles fala sobre sua carreira, desde as primeiras composições até a revolução que promoveu no mais pernambucano dos ritmos brasileiros. Por fim, a produção alemã Can and Me, de Michael P. Aust, revelará, às 19:30, um retrato íntimo e poético de Irmin Schmidt, fundador do CAN, um dos grupos criadores do movimento krautrock (nome atribuído às bandas experimentais) surgido na Alemanha no final dos anos 1960.