In-Edit Brasil 2023 :: Estreia da edição Porto Alegre foi marcada pela diversidade

Publicado por
Victor Hugo Furtado

Criado na Espanha, no início dos anos 2000, Festival In-Edit, dedicado a documentários musicais, chegou ao Brasil em 2009, em São Paulo. Em 2023, expandindo sua comunicabilidade, a iniciativa desembarcou na cidade de Porto Alegre para uma edição de luxo no extremo sul do país. A longo de sete dias de programação, entre 18 e 25 de outubro, a capital dos gaúchos contou com programação que ficará marcada pela diversidade, que fez o presentes serem embalados do reggae ao tango em sessões gratuitas na Cinemateca Paulo Amorim (R. dos Andradas, 736 – Centro Histórico). Confira destaques a seguir.

LEIA MAIS
In-Edit Brasil 2023 :: Encerramento da edição Porto Alegre contará com filme sobre Lupicínio Rodrigues
In-Edit Brasil 2023 :: Bossa Nova, bate-papos e show agitam o fim de semana em Porto Alegre
In-Edit Brasil 2023 :: Edição Porto Alegre exibe filme sobre um dos fundadores do Pink Floyd

Variados estilos nacionais foram homenageados. Aliás, com descobertas interessantes para o público em geral. O início das atividades, por exemplo, contou com a projeção de Terruá Pará (2023), de Jorane de Castro, grande vencedor do evento deste ano (que aconteceu entre os dias 14 a 25 de junho em São Paulo). A trama conduziu os espectadores a profundo mergulho na heterogeneidade da música amazônica, proporcionando momentos de encantamento e emoção. E, é claro, já no segundo dia, o ritmo mais nacional de todos se apresentou com De Você Fiz Meu Samba, de Isabel Nascimento Silva, mostrando a perspectiva pouco explorada das histórias de amor e saudade de viúvas de cinco baluartes do samba carioca.

O ápice do tema, entretanto, foi atingido na sessão de encerramento, com Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor. Dirigido por Alfredo Manevy, o filme foi verificado com charme especial pelos visitantes, já que o biografado é um ícone porto-alegrense. Ademais, a Bossa Nova e, até, a música clássica marcaram presença com, respectivamente, Elis & Tom, Só Tinha de Ser com Você e Villa-Lobos em Paris.

Porém, não só de “brasilidades” se fez o In-Edit Brasil Porto Alegre 2023. Um dos ressaltos da programação foi Have You Got It Yet? The Story of Syd Barrett and Pink Floyd (2023), documentário centrado em Syd Barrett, um dos fundadores da banda Pink Floyd, músico que faleceu em 2006 aos 60 anos de idade. Co-dirigido pelo também falecido Storm Thorgerson, artista que criou as emblemáticas artes das capas de A Saucerful of Secrets (1968), Dark Side of the Moon (1973), o longa-metragem conta a história de Roger Keith Barrett, jovem nascido em Cambridge, no Reino Unido, que se tornou uma das lideranças criativas de uma das bandas mais importantes da história do rock. Ainda pela Europa, o In-Edit revelou um pouco da cultura urbana da Alemanha do século passado com Can and Me, de Michael P. Aust, retrato íntimo e poético de Irmin Schmidt, fundador do CAN, um dos grupos criadores do movimento krautrock (nome atribuído às bandas experimentais) surgido no final dos anos 1960.

Ao todo, In-Edit Brasil Porto Alegre 2023 exibiu 15 longas-metragens brasileiros e 10 estrangeiros. Além disso, contou com bate-papos e pocket shows.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: victor@papodecinema.com.br

Últimos artigos deVictor Hugo Furtado (Ver Tudo)