20230103 peixe abissal papo de cinema 800

Chegamos ao penúltimo dia do In-Edit Brasil: Festival Internacional do Documentário Musical versão Porto Alegre – aliás, lembrando que é a primeira vez do evento na capital gaúcha. Sediada na Cinemateca Paulo Amorim (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico), a programação dedicada aos documentários musicais terá nesta terça-feira, 24, uma seleção de filmes com recortes e personagens variados. Para começo de conversa, às 15h30, na Sala Eduardo Hirtz, será exibido Ópera Cabaré Casa Barbosa (2022), dirigido por Rodrigo T. Marques e Eduardo Consonn, e que conta a história de uma famosa casa espetáculos que existiu no boêmio bairro do Bixiga, em São Paulo, entre os anos 70 e 80, na qual se apresentaram bambas como Clementina de Jesus e Adoniran Barbosa. Já a partir das 17h30 será a vez da projeção de La Danza de Los Mirlos (2022), filme peruano de Álvaro Luque sobre uma banda que definiu o som da cumbia amazônica e se tornou uma referência musical mundo afora.

LEIA MAIS
In-Edit Brasil 2023 :: Bossa Nova, bate-papos e show agitam o fim de semana em Porto Alegre
In-Edit Brasil 2023 :: Edição Porto Alegre exibe filme sobre um dos fundadores do Pink Floyd
In-Edit Brasil 2023 :: Abertura da edição Porto Alegre celebra música amazônica com filme e pocket-show

O penúltimo dia da versão Porto Alegre do In-Edit Brasil: Festival Internacional do Documentário Musical segue às 19h, na Sala Paulo Amorim, com a sessão de Licht: Stockhausen’s Legacy (2022), documentário holandês de Oeke Hoogendijk sobre a obra incompleta de Karlheinz Stockhausen (1928 – 2007), um dos maiores gênios musicais do século 20. Por fim, de volta à Sala Eduardo Hirtz, a partir das 19h30, haverá a exibição de Peixe Abissal (2023), drama experimental dirigido por Rafael Saar que propõe um mergulho no mundo poético do escritor e compositor Luís Capucho. Depois de ser diagnosticado nos anos 1990 como portador do vírus HIV, ele precisou se reinventar, inclusive por causa das sequelas físicas. Lembrando que os ingressos são gratuitos e podem ser retirados uma hora antes de cada sessão. Não vai perder, né?

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *