20210505 millicent simmonds papo de cinema 800

Em 2019, a Ruderman Family Foundation elaborou uma cartilha para a inclusão de artistas com deficiência na indústria, tanto em frente às câmeras quanto na elaboração de conteúdos audiovisuais sobre as deficiências física e mental. Desde então, vem pressionando grandes conglomerados de mídia e estúdios de Hollywood a adotarem estas medidas.

A CBS Entertainment, pertencente ao grupo ViacomCBS, foi a primeira a assinar o termo de compromisso, declarando a intenção de chamar atores com deficiência para todos os testes de elenco em produções da empresa. Agora, os estúdios Paramount se tornaram a primeira major a cooperar com as diretrizes da Ruderman, no caso específico dos filmes e séries.

LEIA MAIS
Assim Vivemos :: Festival de Filmes sobre Deficiência anuncia edição online
Disney promete reforçar diversidade e inclusão em quatro novas animações
Oscar 2021 :: Diversidade e talento de mãos dadas

 

20210505 millicent simmonds papo de cinema 750
Millicent Simmonds, atriz surda de Um Lugar Silencioso (2018)

 

“A inclusão de indivíduos portadores de deficiências é fundamental no compromisso autêntico com a diversidade na nossa indústria e na nossa comunidade”, declarou à imprensa o CEO da Paramount, Jim Gianopulos. Enquanto isso, a Ruderman Family Foundation comemorou a adesão da empresa, considerando que a presença de atores deficientes constitui um marco para as metas de representatividade. A fundação lembra que o conceito de diversidade costuma estar associado às vozes negras, femininas e LGBTQIA+ na criação e nos elencos, porém raramente se estende aos atores deficientes.

Adotando o slogan “Nada sobre nós sem nós”, a fundação se pronunciou: “Conforme mais estúdios adotarem estas diretrizes, a deficiência vai continuar a ocupar seu lugar de direito enquanto parte da definição de diversidade em Hollywood, e a indústria do entretenimento será capaz de atingir seu pleno potencial de força de transformação social”.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *