O adiamento em oito semanas da cerimônia de premiação do Oscar 2021 é daqueles momentos que provocam uma avalanche de mudanças na indústria cinematográfica, tamanha a sua importância. Não por acaso, no mesmo dia o BAFTA anunciou também seu adiamento e, um dia depois, chegou a vez do Independent Spirit Awards tomar a mesma decisão.
Inicialmente agendado para 27 de fevereiro, a nova data da próxima edição da premiação será 24 de abril. Ou seja, a ideia de ser realizada um dia antes do Oscar se mantém, com a cerimônia sendo reposicionada seguindo o evento da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Para 2021, serão considerados todos os filmes lançados nos Estados Unidos entre 1º de janeiro de 2020 e 28 de fevereiro de 2021.
Resta agora aguardar as esperadas modificações do Globo de Ouro e das premiações dos sindicatos norte-americanos, como Screen Actors Guild Awards e Directors Guild Awards, tradicionalmente previstas para o início de cada ano. Nem faz sentido manter as datas originais, devido ao período maior de lançamento para possíveis candidatos. mas tais mudanças (ainda) não são oficiais.
Vale lembrar que, na premiação deste ano, o grande vencedor na categoria de melhor filme foi A Despedida. Renée Zellweger ganhou o troféu de melhor atriz por Judy, que lhe renderia também seu segundo Oscar, enquanto Adam Sandler venceu como melhor ator por Joias Brutas. Willem Dafoe (O Farol) e Zhao Shuzhen (A Despedida) completam a lista de premiados nas categorias de atuação, entre os coadjuvantes.
LEIA MAIS:
Oscar e Bafta 2021 são adiados para abril
Oscar 2021 :: Academia autoriza que filmes lançados direto em streaming possam ser indicados
Academia considera unificar categorias do Oscar a partir de 2021