20191120 indianara 2

O Papo de Cinema divulga em primeira mão uma cena de Indianara (2019), documentário que chega no dia 25 às principais plataformas digitais com distribuição da O2Play. A protagonista é Indianara Siqueira, ativista transexual, uma batalhadora incansável pelos direitos de diversas populações marginalizadas. Fundadora da Casa Nem, um abrigo voltado a pessoas LGBTQI+ em situação de vulnerabilidade, ela transita pelas ruas do Rio de Janeiro semeando iconoclastia e resistindo à toda sorte de infortúnios que cotidianamente se abatem sobre os desvalidos numa sociedade patriarcal e em grande parte homofóbica. Dirigido pela francesa Aude Chevalier-Beaumel e pelo brasileiro Marcelo Barbosa, o longa-metragem teve sua première mundial numa mostra paralela do Festival de Cannes 2019 e sua primeira exibição pública brasileira no Olhar de Cinema de Curitiba, também no ano passado.

LEIA MAIS
Bacurau :: Realizadores discutem a expansão do universo do filme (Exclusivo)
O Orfanato :: Divulgado o trailer legendado e o cartaz brasileiro do filme afegão (Exclusivo)
Partida :: Confira uma cena do filme dirigido por Caco Ciocler (Exclusivo)

Prestes a completar 50 anos, Indianara Siqueira é entendida pelo documentário como um corpo político. Autodeclarada “vegana, anticapitalista e puta”, ela divide seus dias entre as tarefas cotidianas na zona oeste da Cidade Maravilhosa, onde mora com um ex-militar, e a atuação aguerrida na linha de frente em defesa da Casa Nem, bem como de todas e todos que por lá encontram abrigo e um lar. “Para fazer este filme nós precisamos entrar para o bando de Indianara e, de certo modo, deixarmos nos transformar. Em nenhum momento pensamos em fazer um filme imparcial”, comenta Aude. Na cena que você assiste antes aqui conosco, ela passeia com seus cachorros de grande porte pela vizinhança, numa imagem que demonstra, ao mesmo tempo, afetuosidade e apreensão. Confira:

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *