Em 2020, o Indie Festival trouxe mudanças significativas à sua 19ª edição. Em primeiro lugar, as sessões ocorreram por meio de plataformas virtuais, em respeito aos protocolos de segurança relacionados à Covid-19. Além disso, os organizadores promoveram uma Mostra Competitiva inédita, com oito filmes de países distintos.
O júri composto pelos críticos de cinema Cássio Starling Carlos e Pablo Villaça, junto da pesquisadora Ivana Bentes, escolheu o mexicano Sanctorum (2019), de Joshua Gil, como o vencedor. A trama apresenta uma cidade dominada pelos cartéis de drogas. Quando um garotinho perde sua mãe, envolvida no tráfico, ele se aventura pela floresta para pedir que ela retorne. O drama já havia sido selecionado no Festival de Veneza.
LEIA MAIS
Indie 2020 :: Conheça a seleção do festival online que começa em 4 de novembro
Festival de Cinema Russo estreia em 10 de dezembro
Cabíria Festival 2020 :: Evento sobre mulheres no audiovisual divulga programação
Graças à escolha do júri, o filme ganha um contrato de distribuição no circuito brasileiro pela Zeta Filmes, que organiza o Indie. O festival também apresentou pré-estreias da distribuidora, incluindo sessões de Eu Estava em Casa, Mas… (2019), de Angela Schanelec, Vitalina Varela (2019), de Pedro Costa, e De Volta para Casa (2019), de Wayne Wang.
Entre os dias 4 e 11 de novembro, o evento apresentou 35 filmes, de 16 países diferentes. Em paralelo, homenageou o cineasta Dan Sallitt com uma retrospectiva da carreira, incluindo seus dois filmes mais recentes: Caterina (2019) e Fourteen (2019).