O cineasta Woody Allen vem realizando pelo menos um filme por ano há cinco décadas. São números que impressionam sobretudo pela regularidade em termos de qualidade e porque Allen também escreve e atuou na maioria deles. O objetivo do curso é explorar seus estilos cinematográficos que são quase unanimidade entre crítica e público. Confira abaixo o cronograma:
AULA 1 – As obsessões do diretor e roteirista: os temas preferidos e suas marcas registradas. As influências da stand up comedy e do cinema mudo no inicio da carreira. As invenções formais a partir de Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977). O sonho e a frustração do cineasta “bergmaniano”. A importância das parcerias com diretores de fotografia como Gordon Willis e Carlo Di Palma.
AULA 2 – A persona tragicômica: Woody Allen por ele mesmo e seus alter-egos. O neurótico e hipocondríaco, o intelectual em crise, o sedutor desastrado.
AULA 3 – A presença feminina: como Allen vê as mulheres e se relaciona com elas. O casamento artístico com Diane Keaton e Mia Farrow.
AULA 4 – De Nova York para o mundo, no ritmo do jazz e outros sons: as cidades como personagens e as trilhas sonoras inesquecíveis. As memórias evocadas pelas canções de A Era do Rádio (1987). O uso criativo da música na narrativa. A implicância com Los Angeles. A fase “turística”.
(Fonte: Grupo Estação)