O curso tem como proposta estudar as diferentes técnicas usadas por alguns dos principais críticos de cinema na abordagem de um filme e as inúmeras possibilidades de diálogo diante de uma obra. Estuda ainda a evolução dos textos sobre cinema ao longo dos últimos anos e a evolução da própria linguagem cinematográfica. Também são comparados textos de diferentes críticos sobre um mesmo filme, preferencialmente um que ama e outro que odeia, de modo a entender os fatores que influem na apreciação fílmica. Confira abaixo mais informações sobre os encontros:
Primeira aula: 21 de janeiro, quinta-feira
O que olhar num filme e o que escrever para o leitor? Diferença entre comentário, resenha, crítica e ensaio. O conceito de cinema de autor e a questão do cinema popular.
Segunda Aula: 26 de janeiro, terça-feira
Estudos de textos. Estudo comparativo de críticas, a evolução das técnicas de análise. O estranhamento diante do novo: os principais erros que um crítico pode cometer. Diferenças básicas entre o crítico que prefere ser guia de consumo e o que busca a reflexão que dialoga com o filme.
Terceira Aula: 28 de janeiro, quinta-feira
Um mesmo filme, olhares diferentes: análise comparativa de dois críticos para o mesmo filme, um contra e um a favor. O olhar do crítico pode iluminar ou distorcer uma obra.
Quarta Aula: 2 de fevereiro, terça-feira
Análise de pequenos trechos de filmes a partir de textos dos críticos mais importantes da atualidade. A importância do pensamento crítico na formação de público para o cinema.
Quinta Aula: 4 de fevereiro, quinta-feira
A crítica de cinema moderna. Os novos rumos a partir da popularização da Internet e a redução do espaço crítico na mídia impressa. Os inúmeros caminhos que se abrem com a criação de blogs e sites cinematográficos, bem como as armadilhas que isso oferece.
(Fonte: Trombone Comunica)