Inscrições abertas para curso sobre curtas-metragens contemporâneos brasileiros

Publicado por
Marcelo Müller

Alguns compreendem o curta-metragem como uma espécie de etapa intermediária para se chegar à realização de longas-metragens. Mas, embora em muitos casos os realizadores empreendam esse percurso de forma natural, trabalhar com uma narrativa cinematográfica de duração mais enxuta tem as suas particularidades. Ademais, o cenário do curta frequentemente antecipa tendências, inclusive por estar mais afeito à experimentação. Pensando em debater as reverberações estéticas decorrentes de contingências como o grande número de cursos audiovisuais, as particularidades (inclusive econômicas) do suporte digital, a descentralização geográfica e a visibilidade de produções não hegemônicas, o crítico e pesquisador Adriano Garrett vai ministrar um curso online sobre esse universo.

LEIA MAIS
Curso de Cinema Queer tem inscrições abertas para versão online
Dolores :: Chico Teixeira deixa recursos em testamento à realização do filme (Exclusivo)
John Boyega, de Star Wars, faz discurso contra o racismo e recebe apoio da Disney

Intitulado Curtas Brasileiros Contemporâneos (ou “enquanto houver espaço, corpo, tempo e algum modo de dizer não… eu filmo”), o curso terá duas turmas com aulas à distância ministradas por meio da plataforma Zoom. A primeira delas terá encontros entre os dias 20 e 24 de julho, das 20h às 22h30, e a segunda ocorrerá entre os dias 27 e 31 do mesmo mês, das 15h às 17h30. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio deste link: (https://forms.gle/xSazX4hqmbjnEMxr9). Serão estudados filmes como Rap: o Canto da Ceilândia (Adirley Queirós, 2005), Fantasmas (André Novais Oliveira, 2010) e Estado Itinerante (Ana Carolina Soares, 2016), entre outros exemplares importantes de nossa recente cinematografia. Aliás, o programa completo pode ser acessado aqui.

Cena de “Fantasmas”
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.