O workshop tem como objetivo analisar, valorizar e retomar o debate sobre o influente ciclo produzido na Itália, o spaghetti western. Este subgênero do faroeste cinematográfico que tanto revolucionou a sétima arte nas décadas de 1960 e 1970 foi, em sua época, praticamente ignorado pela crítica especializada, e está sendo redescoberto pelas novas gerações através da obra de cineastas com Quentin Tarantino e Robert Rodriguez.
Sphaghetti western, é um termo que revelava originalmente um caráter depreciativo, criado pela crítica estrangeira que considera essas produções inferiores aos genuínos westerns norte-americanos. Esses filmes, foram em grande parte produzidos com orçamentos muito baixos, e mesmo assim, inovaram por sua estética e linguagem.
César Almeida escreve ficção com o pseudônimo César Alcázar, e atua como editor e tradutor. Já ministrou para a Cine UM os cursos Mestres e Dragões: A Era de Ouro das Artes Marciais no Cinema; Sam Peckinpah: Rebelde Implacável; Blaxploitation: O Cinema Negro Americano dos Anos 80; e Zumbis no Cinema: Eterno Retorno. Ele também lançou em 2010 o livro Cemitério Perdido dos Filmes B, que compila 120 resenhas de sua autoria. Em 2012, organizou Cemitério Perdido dos Filmes B: Exploitation com textos próprios e de outros 11 críticos de cinema.
Para mais informações, mande um e-mail para o endereço cineum@cineum.
(Fonte: Cine Um)