A 43ª edição acontece de 07 a 15 de agosto na Serra Gaúcha e segue trazendo o trio Eva Piwowarski, Marcos Santuario e Rubens Ewald Filho na curadoria de longas-metragens. Além da disputa pelo cobiçado Kikito, os filmes também concorrem a prêmios em dinheiro, com 280 mil reais sendo distribuídos entre os vencedores das mostras competitivas.
“Nossa proposta de um cinema contemporâneo, em diálogo constante com o Festival, público e crítica, trouxe boas surpresas nos últimos anos”, comentou o curador Marcos Santuário. “O alto nível estético, dramático e cinematográfico, nos permitiu abrir caminhos para novos e inquietos realizadores, além de reverenciar, na medida do merecimento e do talento demonstrado, os veteranos do cinema nacional. Queremos colocar na tela do Palácio dos Festivais um recorte fundamental de um cinema que tem sobrevivido às crises das economias e das geografias.”.
Maior evento ininterrupto do gênero no Brasil, o Festival de Cinema de Gramado, ao longo de mais de quatro décadas de história, já premiou e homenageou grandes nomes da filmografia brasileira e latina, como Fernanda Montenegro, Lima Duarte, Javier Bardem e Pedro Almodóvar.
(Fonte: Pauta Assessoria)